COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E O MERCADO DE ALIMENTOS ASSOCIADOS AO MARKETING SUSTENTÁVEL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p922-935

Autores

Publicado

2024-11-21

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

A crescente conscientização da sociedade com relação à responsabilidade socioambiental vem desencadeando uma transformação no meio industrial. A atenção às questões ambientais está sendo incorporada no cotidiano das organizações, mediante sistemas de gestão ambiental e práticas sustentáveis. Sendo assim, a implementação do marketing sustentável é considerada como uma importante ferramenta a ser abordada pelas empresas. O objetivo deste trabalho foi estudar do marketing sustentável na visão dos consumidores de produtos lácteos. Para atingir estes objetivos, a pesquisa contou com a aplicação de questionário online que foi respondido por 133 consumidores. Observou-se que os consumidores de lácteos apresentam preocupação com os aspectos ambientais e tem consciência de que são necessárias ações de sustentabilidade. Estes estão dispostos a modificarem a sua rotina e consideram a questão ambiental no momento da compra. Porém, eles apresentam, ainda, grande preocupação com o preço e com a regularidade da oferta dos produtos ecológicos. Verificou-se que os consumidores optam pelo produto que gera menos poluição ambiental quando podem fazer esta escolha. Conclui-se que é necessário fomentar ainda mais a sinergia entre a indústria, meio ambiente e o consumidor na definição de estratégias de produção e consumo que priorizem a valorização das questões ambientais.

Biografia do Autor

Meire Sanne Aparecida Andrade, IF SUdeste MG - Campus Rio Pomba

Técnica em Química. Bacharel em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Especialista em Agroecologia. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Experiência em Indústria de laticínios.

Andréia Aparecida Albino , IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Administração pela Faculdade Ubaense Ozanam Coelho (2006), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2009), doutorado em Administração (com ênfase em marketing) pela PUC-Rio (2016) e MBA em Marketing pela ESPM (2023). Professora do Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba desde 2011.

Vanessa Riani Olmi Silva, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. Atua como tutora do PET Ciências Agrárias e coordenadora do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atuou como Pró-reitora de Ensino do IF Sudeste MG, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, do Curso de Tecnologia em Laticínios e do Curso Técnico em Agroindústria. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise Sensorial, Biotecnologia de Alimentos, Desenvolvimento de Produtos e Gerenciamento Ambiental na Indústria de Alimentos.

Carlos Miranda Carvalho, IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Sudeste de Minas Gerais- Campus Rio Pomba. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: propagação e pós-colheita de frutas, economia solidária, extensão rural e manejo da irrigação.

Como Citar

Sanne Aparecida Andrade, M., Aparecida Albino , A., Riani Olmi Silva, V., Miranda Carvalho, C., Cunha de Souza Pereira, D., & Narvaes da Rocha Campos, A. (2024). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E O MERCADO DE ALIMENTOS ASSOCIADOS AO MARKETING SUSTENTÁVEL. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 9(3), 922–935. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p922-935