COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E O MERCADO DE ALIMENTOS ASSOCIADOS AO MARKETING SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p922-935Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
A crescente conscientização da sociedade com relação à responsabilidade socioambiental vem desencadeando uma transformação no meio industrial. A atenção às questões ambientais está sendo incorporada no cotidiano das organizações, mediante sistemas de gestão ambiental e práticas sustentáveis. Sendo assim, a implementação do marketing sustentável é considerada como uma importante ferramenta a ser abordada pelas empresas. O objetivo deste trabalho foi estudar do marketing sustentável na visão dos consumidores de produtos lácteos. Para atingir estes objetivos, a pesquisa contou com a aplicação de questionário online que foi respondido por 133 consumidores. Observou-se que os consumidores de lácteos apresentam preocupação com os aspectos ambientais e tem consciência de que são necessárias ações de sustentabilidade. Estes estão dispostos a modificarem a sua rotina e consideram a questão ambiental no momento da compra. Porém, eles apresentam, ainda, grande preocupação com o preço e com a regularidade da oferta dos produtos ecológicos. Verificou-se que os consumidores optam pelo produto que gera menos poluição ambiental quando podem fazer esta escolha. Conclui-se que é necessário fomentar ainda mais a sinergia entre a indústria, meio ambiente e o consumidor na definição de estratégias de produção e consumo que priorizem a valorização das questões ambientais.