CENÁRIO DA EXPOSIÇÃO AGUDA AO ALDICARB NA TENTATIVA DE SUICÍDIO NO CEARÁ (2016 – 2020)
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p604-616Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O aldicarb é responsável pelo crescente risco de intoxicação por exposição acidental ou para fins de autoextermínio, devido ao fácil acesso. O objetivo deste trabalho foi determinar a incidência de casos de exposição aguda ao aldicarb na tentativa de suicídio no Estado do Ceará. Trata-se de um estudo documental, retrospectivo e com abordagem quantitativa. Realizado em um centro de referência do estado do Ceará, Brasil, a partir das fichas de atendimentos de todos os registros de intoxicações por aldicarb ocorridos no período de 2016 a 2020. A coleta dos dados foi realizada por meio dos relatórios do Sistema Brasileiro de Dados de Intoxicação da Associação Brasileira de Centros de Informação e Assistência Toxicológica, com auxílio de prontuário eletrônico. Os resultados foram demonstrados como frequências absoluta (n) e relativa (%). Registraram-se 144 casos, a tentativa de suicídio representou 78% (n=112) dos atendimentos, com prevalência no sexo masculino entre 20 a 29 anos de idade com 15% (n=21) dos casos. A maior incidência de casos registrados, foi na capital, Fortaleza, com 63% (n=92). Houve predomínio dos casos de intoxicações considerados leves. Nota-se índices de tentativas de suicídio por intoxicação com aldicarb envolvendo adultos no Estado do Ceará, principalmente do sexo masculino. Aponta-se para necessidade de outras pesquisas para ampliar o conhecimento acerca desse tema.