DOMESTIC ANIMALS INFECTED BY SARS-COV-2: ANOTHER DIMENSION OF THE PANDEMIC
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2024v9n3p650-665Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
A pandemia do Coronavírus teve múltiplas implicações em diferentes aspectos da sociedade. Aqui resumimos outra dimensão de consequências, investigando relatos de casos de Sars-CoV-2 em animais domésticos. Para isso, foi realizado uma revisão sistemática da literatura e análise cienciométrica. Obtivemos 428 relatos, envolvendo gatos, cães, furões, hamsters e visons, de 34 países. Os gatos foram os animais mais afetados. Os Estados Unidos apresentaram o maior número de relatos. Considerando as evidências de transmissão reversa e o risco potencial de mutação do vírus envolvendo animais, é importante compreender o papel dos animais de estimação e dos animais de produção suscetíveis na dinâmica de transmissão.