CARACTERIZAÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR CURVULARIA LUNATA - UFPEDA885 PARA DESCONTAMINAÇÃO DE SOLOS POR ÓLEO AUTOMOTIVO

Autores

  • Carla do Couto Soares Maciel unifor
  • Rosileide Fontenele da Silva Andrade unicap
  • Norma Buarque de Gusmão UFPE
  • Galba Takaki UNICAP

Publicado

2024-03-12

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a produção de biossurfactante por Curvularia lunata- UFPEDA885 para descontaminação de solos por óleo automotivo. Foi realizado um Delineamento Composto Central Rotacional com as variáveis: tamanho do inóculo, concentração de NH4NO3, MnSO4H2O e CuSO4H2O. O fungo foi inoculado em meio mineral com 2% de óleo diesel, com cultivo por 72 horas a 40oC. Foram avaliadas: tensão superficial e atividade emulsificante, toxicidade do biossurfactante frente sementes de Cucumis sativus, ao microcrustáceo Artemia salina e biorremoção de óleo automotivo em solo pelo biossurfactante. Por fim, foi avaliada a estabilidade da emulsão e os efeitos do pH, temperatura e NaCl na atividade emulsificante. C. lunata é produtor de biossurfactante, reduzindo a tensão superficial até 32,9 mN/m. A redução da tensão superficial foi otimizada com inóculo, nitrogênio e manganês nas concentrações de 30 discos, 2g/L e 0,1g/L, respectivamente, e para o cobre 0,1g/L. Além disso, este fungo produz um bioemulsificante capaz de promover a emulsificação de até 98% de óleo automotivo, com elevada estabilidade em diferentes valores de pH, temperatura e salinidade. O biossurfactante produzido por C. lunata UFPEDA885 apresenta 0,02% de proteínas, 6,5% de açúcares e 87% de lipídios totais. Houve remoção de 93,5% de óleo automotivo contaminando solo arenoso e baixa fitotoxicidade frente às sementes de C. sativus, ja para A. salina a toxicidade ocorreu em concentrações do extrato a partir de 25%. C.lunata é considerado promissor na produção de biossurfactante com aplicação na biorremediação.

Biografia do Autor

Rosileide Fontenele da Silva Andrade, unicap

 Bióloga, Doutora em Ciências Biológicas, Professora da Universidade Católica de Pernambuco e do mestrado em Desenvolvimento de processos ambientais da UNICAP. 

Norma Buarque de Gusmão, UFPE

Bióloga, Doutora em Farmácia e Professora do Departamento de Antibióticos da UFPE e do Programa de Pós Graduação em Biologia de Fungos da UFPE;

Galba Takaki, UNICAP

Farmacêutica e Bioquímica, Doutora em Microbiologia pela Universidade de São Paulo, é professora do doutorado da RENORBIO/UNICAP e coordenadora do Programa de Pós graduação em desenvolvimento de processos ambientais, UNICAP.

Como Citar

do Couto Soares Maciel, C., Fontenele da Silva Andrade, R., Buarque de Gusmão, N. ., & Maria de Campos Takaki, G. (2024). CARACTERIZAÇÃO DE BIOSSURFACTANTE POR CURVULARIA LUNATA - UFPEDA885 PARA DESCONTAMINAÇÃO DE SOLOS POR ÓLEO AUTOMOTIVO. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 9(3), 7–23. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/saude/article/view/11682