INVESTIGAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO POPULACIONAL RELACIONADO À PCR E VACINAS DE mRNA PARA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p517-530Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
A pandemia da COVID-19 causada pela infecção viral Sars-CoV2 afeta globalmente milhões de pessoas. Vários testes de detecção foram amplamente utilizados, porém muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a diferença e eficácia dos mesmos. Quando o assunto é a vacina, os questionamentos aumentam ainda mais, grande parte pelo número e velocidade com que notícias falsas se espalham. Neste contexto, este estudo visa a realização de um levantamento de dados populacional sobre testes de detecção e vacinação, correlacionando as informações com dados socioeconômicos. A amostra obtida foi composta de 362 participantes, principalmente mulheres, com idades entre 18 e 28 anos, residentes na região sul do Brasil, com ou cursando pós-graduação, brancos e com renda familiar diversa. Os dados obtidos foram relacionados gerando um perfil heterogêneo, o que reforça a importância da informação clara e objetiva sobre dados de saúde pública, para auxiliar na formação de opinião e tomada de decisões.