IMPACTO DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO SOBRE MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p353-366

Autores

  • Louise Gabriele Kley
  • Thainá Mayer Alves
  • Daniel De Paula
  • Tuane Bazanella Sampaio Universidade Estadual do Centro-Oeste

Publicado

2023-10-26

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Artigos

Resumo

As práticas de biossegurança dizem respeito à proteção da vida, possuindo como objetivo a criação de barreiras entre o indivíduo e os agentes patológicos presentes no meio. Contudo, essa proteção só é possível quando as medidas de biossegurança são adotadas de forma correta. Neste contexto, este trabalho apresenta o impacto de uma ação de extensão com enfoque em informar e conscientizar sobre a higienização adequada das mãos, o uso do álcool etílico 70% (p/p) e o uso correto de máscaras para alunos do ensino fundamental. A ação ocorreu em setembro de 2021, durante a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, com alunos do 6° e 7° ano do ensino fundamental de uma escola da cidade de Guarapuava-PR. O impacto da ação de educação em saúde foi mensurado por meio da aplicação de questionários pré- e pós-ação. Com base nos resultados obtidos, foi observado que os alunos já sabiam da necessidade do uso de sabão /sabonete para a higienização das mãos, realizavam a lavagem das máscaras de tecido diariamente e as utilizam durante o intervalo das aulas. De destaque, a realização da ação implicou na elucidação do tempo correto para lavagem das mãos, da porcentagem para o álcool etílico ser efetivo como agente antisséptico, da identificação dos diferentes tipos de máscaras disponíveis e do tempo máximo de utilização destas. Portanto, conclui-se que esta ação de educação em saúde foi efetiva em agregar conhecimento e conscientização aos alunos sobre as medidas de biossegurança, essenciais no combate de doenças infecciosas.

Como Citar

Kley, L. G. ., Alves, T. M., De Paula, D., & Sampaio, T. B. (2023). IMPACTO DE UMA AÇÃO DE EXTENSÃO SOBRE MEDIDAS DE BIOSSEGURANÇA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 9(2), 353–366. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2023v9n2p353-366