MICROBIOLOGIA DA ÁGUA UTILIZADA PARA CONSUMO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO SEBASTIÃO DE LAGOA DE ROÇA-PB, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2022v9n1p217-229Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
Este trabalho teve o objetivo de verificar os parâmetros microbiológicos da água utilizada para consumo nas escolas públicas de São Sebastião de Lagoa de Roça/PB. As amostras de água destinadas para as análises microbiológicas foram coletadas, diretamente, das cisternas em garrafas de vidro (500 ml) com boca larga, protegidas com papel laminado, previamente, esterilizadas em autoclave a 121oC, por 30 minutos e foram encaminhadas para o Laboratório do Centro de Formação Profissional do Instituto Albano Franco de Tecnologia de Couro e de Calçado (CTCC) em Campina Grande/PB. Os parâmetros analisados foram: coliformes totais, coliformes termotolerantes, Escherichia coli e bactérias heterotróficas. As amostras foram coletadas in loco e identificadas como amostras 1, 2, 3, 4 e 5. Não se detectou coliformes totais, coliformes termotolerantes, E. coli e bactérias heterotróficas nas amostras de água coletadas diretamente das torneiras. Já com relação as amostras de água que foram coletadas diretamente dos bebedouros, detectou-se, em duas das amostras, a presença de bactérias heterotróficas com valores bem superiores ao que especifica a norma vigente. Com relação as amostras de água coletadas diretamente das cisternas, detectou-se a presença de coliformes totais, coliformes termotolerantes e bactérias heterotróficas em uma das amostras. Não se detectou a presença de E. coli em nenhuma das amostras. Conclui-se que todas as amostras coletadas das torneiras estão apropriadas para consumo humano. Duas das mostras coletadas dos bebedouros não estão aptas para o consumo humano. Uma das mostras de água coletadas das cisternas está totalmente em desacordo com a norma vigente.