AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO DA AREIA DE PRAIAS DE CABEDELO, PARAÍBA, POR PARASITOS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2022v9n1p41-52Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
As praias são potenciais fontes de infecção de parasitos intestinais, devido a contaminação das águas e solo com esgoto e fezes de animais e humanos. As infecções parasitárias são muito comuns em países em desenvolvimento, devido às precárias condições socioeconômicas que estão vinculadas à falta de acesso à água potável e ao saneamento adequado. Este trabalho teve por objetivo, determinar a frequência de parasitos de importância clínica na areia de praias de Cabedelo, PB. Foi realizado um estudo de campo para determinação dos pontos de coleta e selecionados 8 locais em 6 praias do município. De cada ponto foram analisadas amostras da superfície e da profundidade de 10cm, utilizando as técnicas de Hoffman, Pons e Janer e Rugai. Foram detectados parasitos em 11 amostras (68,75%), sendo a larva de Strongyloides spp. o parasito mais frequentemente encontrado (56,25%). Os outros parasitos observados foram: larvas de ancilostomídeos (6,25%), ovos de ascarídeos (12,50%), cisto de Balantidium coli (12,50%) e de Entamoeba spp. (12,50%), trofozoíto de Balantidium coli (6,25%) e um verme adulto de nematódeo. Os resultados mostram que as praias do município de Cabedelo estão contaminadas por parasitos de importância clínica, o que representa um risco de infecção para os frequentadores devido ao contato com a areia. Se faz necessário portanto, a adoção de medidas de monitoramento e controle por parte da população e autoridades governamentais no sentido de melhorar as condições sanitárias dessas praias.
PALAVRAS-CHAVE
Análise do solo. Condições sanitárias. Parasitos. Saúde pública.