SOCIAL ISOLATION MEASURES CAUSE REDUCTION IN THE CONTAMINATION AND DEATHS BY COVID-19? THE CASE OF THE MUNICIPALITY OF ARARAQUARA, SP, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2021v8n3p233-249Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
A pandemia SARS-Cov-2 estabeleceu a necessidade de adoção de medidas restritivas para conter a disseminação do vírus. Em 2021, devido ao elevado número de casos de COVID-19 no município de Araraquara, Brasil, e após o esgotamento das vagas hospitalares em 2021, foi anunciado um bloqueio. Analisamos o efeito do distanciamento social dessa cidade, utilizando dados fornecidos pela prefeitura municipal ao longo de um período total de 90 dias. Usamos esses dados em uma tabela de vida, uma importante ferramenta que avalia o impacto de doenças na dinâmica populacional de uma espécie. Os resultados indicaram uma taxa básica de mortalidade de 0,0138 no período analisado e uma redução considerável no número de casos infectados e óbitos por COVID-19 após 24 dias de isolamento. Nossos resultados mostraram a eficácia do distanciamento social em conter a propagação da doença, com redução de 80% no número de óbitos, bem como a utilidade da tábua de vida como ferramenta útil para análise de dados.