VARIÁVEIS CLIMÁTICAS E INFECÇÕES AGUDAS DAS VIAS AÉREAS SUPERIORES EM BELÉM DO PARÁ.

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v7n2p%25p

Autores

Palavras-chave:

Clima, saúde e modelagem

Publicado

2019-02-28

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre condições climáticas e doenças respiratórias em Belém do Pará no período de 1998 a 2016. Foram utilizados dados de temperatura máxima e mínima do ar, umidade relativa do ar e precipitação pluvial disponibilizados pelo Banco de Dados Meteorológicos para Estudo e Pesquisa, e dados de internações por infecções agudas das vias aéreas superiores do Banco de Dados do Sistema único de Saúde. Utilizaram-se a estatística descritiva, a modelagem via Equações de Estimação Generalizada e o Risco relativo. Todas as técnicas foram realizadas com o auxilio do software estatístico livre R, versão 3.4.0. Os resultados mostraram associação significativa entre as seguintes variáveis: temperatura mínima, umidade relativa, precipitação com as internações. Destacando que o maior risco relativo é ocasionado por alteração nos valores da temperatura mínima. Conclui-se que alterações climáticas contribuem para aumento do número de internações por infecções agudas das vias aéreas superiores.

Biografia do Autor

Larissa Maiara Amorim Picanço, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduando em Ciências da Terra; Participante no grupo de pesquisa de Biometeorologia; Pesquisadora em clima e saúde humana.

Como Citar

Picanço, L. M. A., & Gomes, A. C. dos S. (2019). VARIÁVEIS CLIMÁTICAS E INFECÇÕES AGUDAS DAS VIAS AÉREAS SUPERIORES EM BELÉM DO PARÁ. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 7(2). https://doi.org/10.17564/2316-3798.2019v7n2p%p