INTERAÇÃO MORCEGO-PLANTA: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DE ESTUDOS NO BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3798.2017v6n1p43-52

Autores

  • Thais Martinez Rodrigues Jorge Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada, GEEMEA – Grupo de Estudo de Ecologia de Morcegos e Educação Ambiental, Maringá – PR.
  • Andrew Vinícius Cristaldo da Silva Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada, Universidade Estadual de Maringá, Maringá – PR.
  • Henrique Ortêncio Filho Doutor em Ciências, Docente Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada, GEEMEA – Grupo de Estudo de Ecologia de Morcegos e Educação Ambiental, Maringá – PR.

Publicado

2017-10-14

Downloads

Downloads

Não há dados estatísticos.

Edição

Seção

Artigos

Resumo

Objetivou-se realizar uma análise cienciométrica para verificar a quantidade de produções científicas publicadas em relação à interação morcego/planta no Brasil, compreendido entre os anos de 1994 a 2014. O levantamento dos artigos foi feito através de dois bancos de dados: Thomson Reuters e SCIELO Brasil. Utilizou-se as palavras “Brazil”, “Chiroptera”, “pollination”, “seeds dispersal” e depois, “Brazil”, “bats”, “interaction”, “seed”, “pollination”. Os trabalhos foram agrupados de acordo com o ano de publicação, região do Brasil, bem como artigos, descritivo, teórico ou experimental. De acordo com o levantamento, 65% dos artigos, são considerados descritivos, por possuírem caráter investigativo in situ. Conforme o ano de publicação, dos artigos levantados, houve um crescimento a partir do ano de 2006, uma vez que, de 2006 a 2014, foram obtidos quinze artigos. Em contrapartida, de 1994 a 2005, apenas cinco foram publicados. Os esforços de pesquisas foram encontrados na Região Sudeste. Com o levantamento realizado verificou-se deficiência em estudos sobre o tema. Sendo o Brasil o país com a maior diversidade de fauna e flora no mundo, e as relações entre morcego e planta essenciais para a dinâmica florestal, principalmente na regeneração de áreas desmatadas, é de fundamental importância a realização de novos trabalhos e a divulgação científica dos mesmos para que haja avanços na ciência e melhoria na qualidade ambiental.

Biografia do Autor

Thais Martinez Rodrigues Jorge, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada, GEEMEA – Grupo de Estudo de Ecologia de Morcegos e Educação Ambiental, Maringá – PR.

Bióloga - Ecologia de Mamíferos

Como Citar

Rodrigues Jorge, T. M., Silva, A. V. C. da, & Ortêncio Filho, H. (2017). INTERAÇÃO MORCEGO-PLANTA: UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DE ESTUDOS NO BRASIL. Interfaces Científicas - Saúde E Ambiente, 6(1), 43–52. https://doi.org/10.17564/2316-3798.2017v6n1p43-52