PREVALÊNCIA DO EXCESSO DE PESO E SUA RELAÇÃO COM A APTIDÃO FÍSICA DE ADOLESCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PETRÓPOLIS
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3798.2017v5n3p9-16Publicado
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar aumento o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar a prevalência de excesso de peso em uma escola municipal da cidade de Petrópolis (RJ) e comparar a força e a flexibilidade entre adolescentes com e sem excesso de peso. Foi composta de 367 adolescentes com idade compreendida entre 11 e 15 anos (13,25 ± 1,49 anos; 51,06 ± 12,36 kg; 155,15 ± 0,10 cm) cursando o segundo segmento do ensino fundamental da escola municipal Jamil Sabrá. Para avaliação da força e resistência abdominal aplicou-se o teste de abdominais em um minuto e para a avaliação da flexibilidade realizou o teste de sentar e alcançar. Resumidamente, a prevalência de excesso de peso (sobrepeso e obesidade) foi de 30,2%. Os estudantes com excesso de peso apresentaram resultado significativamente inferior no teste de resistência abdominal (p = 0,003), e não houve diferença significativa no teste de flexibilidade (p = 0,92). Em conclusão, o estudo apresentou uma prevalência de 30,2%, e adicionalmente os estudantes com excesso de peso apresentaram resultado significativamente inferior no teste de resistência abdominal, contudo não houve diferença significativa no teste de flexibilidade.