A PERCEPÇÃO DE MÃES DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOBRE AS PRÁTICAS DE CUIDADO DA ATENÇÃO SECUNDÁRIA

Autores

  • Miguel Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Danilo de Freitas Araújo UNINASSAU
  • Renata Figueiredo Anomal Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thaiza Teixeira Xavier Nobre Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p73-88

Resumo

Com o objetivo de identificar as práticas de cuidado disponibilizadas pelos dispositivos de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS) direcionado para a saúde e bem estar dos pais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Natal/RN, este estudo do tipo qualitativo-descritivo contou com a participação de quinze mães de pessoas com TEA e que foi autorizado pelo comitê de ética do Hospital Universitário Onofre Lopes de parecer 6.466.061. Os resultados revelaram uma gama de experiências enfrentadas pelas famílias desde o primeiro contato com as instituições de saúde, até a carência de treinamentos, capacitações e práticas de bem-estar. Embora algumas mães tenham mencionado a existência dessas iniciativas, sua frequência e divulgação foram consideradas insatisfatórias. Assim, podemos concluir que, o estudo destaca a urgência de oferecer atividades de bem-estar e aprimorar a comunicação e acessibilidade desses eventos, a fim de proporcionar um suporte mais abrangente e eficaz para as famílias de pessoas com TEA, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e saúde mental desses cuidadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Miguel Ferreira Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Psicologia pela UNINASSAU, especialista em Psicologia da Educação e Análise do Comportamento, Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Danilo de Freitas Araújo, UNINASSAU

Graduado em Psicologia pela Faculdade Natalense, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professor no departamento de Psicologia da UNINASSAU.

Renata Figueiredo Anomal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora adjunta do departamento de morfologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Thaiza Teixeira Xavier Nobre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professora adjunta no departamento de Saúde Coletiva da UFRN.

Publicado

2025-04-01

Como Citar

Ferreira Júnior, M., Araújo, D. de F., Anomal, R. F., & Nobre, T. T. X. (2025). A PERCEPÇÃO DE MÃES DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOBRE AS PRÁTICAS DE CUIDADO DA ATENÇÃO SECUNDÁRIA. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 12(3), 73–88. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2025v12n3p73-88