CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL SOBRE PRIMEIROS SOCORROS EM ACIDENTES ACOMETIDOS NA INFÂNCIA.

Autores

  • Gabriela Caldas Pedrosa GRADUADA EM ENFERMAGEM AL
  • Cristine Maria Pereira Gusmão UNIT

Palavras-chave:

Educação infantil, primeiros socorros, professores do ensino infantil.

Resumo

RESUMO Introdução: Os acidentes dentro do ambiente escolar estão propensos a acontecer a qualquer momento. Na escola, o professor é o profissional de maior contato com o aluno, e em situações emergenciais devem prestar atendimento adequado até que o socorro médico chegue. Porém estes têm dificuldades em suprir as necessidades da criança devido à falta de conhecimento e habilidade. Objetivo: Descrever o conhecimento dos professores acerca de primeiros socorros. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Resultados e discussões: Pode-se se dizer que na maioria dos eventos que podem ocorrer na escola, foi observado nos relatos uma inabilidade que se associa à falta de conhecimento que apresenta os professores sobre primeiros socorros. Muitos docentes apresentam posturas positivas e resolutivas, outros apesar das atitudes serem positivas estas são não resolutivas e alguns não sabem como agir diante de situações de emergência, muitas vezes transferindo a responsabilidade a ele dada no ambiente escolar à coordenação e aos pais. Conclusão: Conclui-se que existe despreparo das professoras sobre conhecimento e aplicabilidade de primeiros socorros, havendo a necessidade de ações educativas para a prevenção de acidentes no ambiente escolar e assistência aos discentes em situações adversas. PALAVRA-CHAVE: Educação infantil, primeiros socorros, professores do ensino infantil.

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Referências

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Pedrosa, G. C., & Gusmão, C. M. P. (2021). CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL SOBRE PRIMEIROS SOCORROS EM ACIDENTES ACOMETIDOS NA INFÂNCIA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 6(3), 108. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/8240

Edição

Seção

Artigos