Sobre a Revista

Foco e Escopo

Caderno de Graduação – Ciências Biológicas e da Saúde – UNIT /AL é uma revista periódica que visa contribuir para a reflexão científica e social, permitindo a difusão de pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde.

Tem como escopo central a publicação de trabalhos de excelência produzidos por alunos de graduação do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL e se configuram no espaço institucional para a publicação destes trabalhos sob a forma de artigos científicos e outras modalidades de trabalhos produzidos segundo uma orientação nas disciplinas da graduação e em atividades de pesquisa e extensão. Entende-se por “trabalhos de excelência” aqueles já avaliados com nota final entre 8 e 10 pontos, por professores das disciplinas, orientadores de pesquisa (Probic/Pibic) e/ou por professores responsáveis por práticas Investigativas, atividades Extensionistas e/ou de banca de trabalhos finais de graduação, sob a orientação de professores da instituição e/ou em coautoria com docentes que estejam com vínculo profissional ativo.

As diversas áreas de conhecimento convergem neste ambiente científico, estabelecendo um diálogo contínuo entre discentes e docentes através dos resultados das pesquisas, discussões sobre novas abordagens científicas, compartilhamento de bibliografias e, sobretudo acesso livre às produções bibliográficas desenvolvidas pelos discentes em parceria com seus orientadores.

Tem como missão  incentivar a publicação de artigos com relevância científico-social na área.

Tem como objetivo a divulgação de Trabalhos de Conclusão de Curso realizados pelos graduandos da instituição. Os artigos deverão ser submetidos, online, segundo as normas pré-estabelecidas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão submetidos ao Conselheiro Editorial da revista, que avaliará o trabalho em termos de normatização e em termos de conteúdo (de acordo com parecer técnico). O Conselho Editorial dos Cadernos de Graduação é o intermediador entre os alunos/professores/autores e a Editoria Científica, que acata a decisão de aceite ou rejeição do trabalho apreciado pelo Conselho Editorial, salvo em situações excepcionais.

Ex-alunos graduados pelo UNIT /AL, desde que ainda na condição de serem apenas graduados, poderão submeter à publicação trabalhos originados de qualquer atividade desenvolvida até dois semestres letivos após a conclusão da graduação.

No caso de realização de trabalho que, individual ou coletivamente, envolva seres humanos (de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou parte deles, incluindo manejo de informações ou materiais) e/ou animais de experimentação, ao trabalho submetido à apreciação dos Conselheiros Editoriais deve ser anexada cópia do parecer emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNIT), registrado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Pressupõe-se, portanto, que uma vez que o trabalho submetido à apreciação do Conselho Editorial, o parecer favorável do CEP deverá ter sido emitido antes da elaboração do trabalho.

Periodicidade

A publicação será semestral, sendo a recepção de originais em fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.