Grau de conhecimento do diagnóstico e tratamento de parada cardiorrespiratória entre estudantes do curso de medicina.

Autores

  • Isabelle Oliveira Santos Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Parada cardíaca, Reanimação Pulmonar, Suporte avançado de vida.

Resumo

A parada cardiorrespiratória (PCR) é definida como interrupção súbita dos batimentos cardíacos associados a ausência de respiração. Apesar dos avanços científicos, cerca de 30% das reanimações que ocorrem dentro do hospital obtém sucesso, destas, 15% recebem alta sem sequelas neurológicas. A fim de otimizar a taxa de sucesso das reanimações com qualidade, portanto, é preciso treinamento baseado em evidências científicas ainda na graduação médica. O objetivo do presente trabalho foi descrever o grau de conhecimento do diagnóstico e tratamento em parada cardiorrespiratória entre estudantes do curso de medicina. Tratou-se de um estudo observacional, descritivo e transversal. Participaram do estudo, estudantes do curso de medicina regularmente matriculados no 8º período do curso, que responderam a formulário elaborado pelos autores contendo 15 questões sobre diagnóstico e tratamento em parada cardiorrespiratória em crianças e adultos. A abordagem destes estudantes foi feita em suas residências. A variável primária foi Grau de conhecimento e as variáveis secundárias foram formação Anterior, idade, curso anterior suporte avançado de vida e aula anterior em suporte básico. O tamanho da amostra foi estimado em 75, considerando 5 participantes por cada questão. Foi utilizada estatística descritiva para análise dos dados.

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Biografia do Autor

Isabelle Oliveira Santos, Centro Universitário Tiradentes

Ciências da Saúde/ Medicina

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Publicado

2020-04-13

Como Citar

Santos, I. O. (2020). Grau de conhecimento do diagnóstico e tratamento de parada cardiorrespiratória entre estudantes do curso de medicina. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 6(1), 109. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/7469

Edição

Seção

Artigos