ESTUDO AVALIATIVO & COMPARATIVO DA APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS (PBL) NO APRENDIZADO DE ANATOMIA HUMANA NOS CURSOS SUPERIORES DAS ÁREAS DE SAÚDE

Autores

  • Renata Valadão Bittar
  • João Ancelmo dos Reis Neto
  • Ernnan Tenório de Albuquerque Filho

Palavras-chave:

Anatomia, ensino, PBL.

Resumo

Introdução: Diante do atual panorama de saúde e dos processos de ensino-aprendizagem no Brasil, as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em medicina, desenvolvidas pelo Ministério da Educação, determinaram a necessidade de mudança das práticas pedagógicas de instituições públicas e privadas, numa tentativa de se aproximarem da realidade social e de motivarem seus corpos docente e discente a tecerem novas redes de conhecimentos. Nesse contexto, ressalta-se o conhecimento da anatomia humana que constitui não apenas o passo inicial dos cursos da área de saúde, mas também a essência fundamental da prática da profissão onde o estudante se prepara para identificar e conhecer as funções orgânicas, sua topografia corporal e, posteriormente as patologias de maneira objetiva. Objetivos: Destrinchar a utilização das diversas metodologias utilizadas no ensino da anatomia humana nos cursos superiores da saúde ofertados no Brasil e devidamente autorizados pelo Ministério da Educação e Cultura, além de confrontar tais metodologias para que haja uma comparação entre as formas de aplicabilidade dos diferentes métodos. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e comparativo, baseado em uma revisão literária, usando como fonte a literatura disponível nas bases de dados PubMed, Scielo e Lilacs sobre a aplicação dos métodos de ensino usados na construção de conhecimento da anatomia humana nos cursos de saúde. Resultados: Como resultado foi encontrado na maioria dos artigos que as metodologias ativas, em especial o PBL, apresentam diversos pontos positivos, como a facilidade de aprendizagem pelo aluno, tornando-o mais ativo, participativo e independente. Neste avanço de ensino o aluno deixa de ser apenas ouvinte das aulas expostas e passa a ser um construtor ativo do conhecimento proposto. Além disso, o discente desperta o senso reflexivo e crítico, proporcionando um ambiente favorável para que ocorra a desejada mudança do perfil do egresso, possuindo este um caráter de ação mais dinâmico, humanizado, resolutivo e proativo. Conclusão: O panorama atual do processo de ensino-aprendizagem em anatomia humana demonstra a necessidade de aprimoramento dos recursos didáticos direcionada para ações que acompanhem sua complexidade e seus desafios. Dessa forma, torna-se fundamental a busca de métodos inovadores que facilitem a apreensão dos conhecimentos pelos alunos, visto que essa disciplina é a base para o aprendizado das estruturas e funções do corpo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de junho de 2014 – Seção 1 – pp. 8-11.

BRAZ, Paula Regina Pereira. Método didático aplicado ao ensino da anatomia humana. Anuário da Produção Acadêmica Docente • Vol. III, Nº. 4, Ano 2009 • p. 303-310.

CEZAR, Pedro Henrique Netto et al. Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA. Rio de Janeiro, 34 (2): 298–303; 2010.

COSTA, Gilliene Batista Ferreira da; COSTA, Gilliane Batista Ferreira da; LINS, Carla Cabral dos Santos Accioly. O cadáver no ensino da anatomia humana: uma visão metodológica e bioética. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 36, n. 3, p. 369-373, Sept. 2012.

COSTA, José Roberto Bittencourt et al. Active Teaching-learning Methodologies: Medical Students’ views of Problem-based Learning. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, 35 (1): 13-19; 2011.

DUARTE, Ana Lúcia dos Anjos; MONACO, Cauê Freitas; MANSO, Maria Elisa Gonzalez . A Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino das ciências básicas: experiência no segundo semestre do curso de Medicina de um Centro Universitário. Relato de Experiência • Report of Experience. O Mundo da Saúde, São Paulo - 2013;37(1):89-96.

FARIAS, Pablo Antonio Maia; MARTIN, Ana Luiza de Aguiar Rocha; CRISTO, Cinthia Sampaio. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 39 (1) : 143-158; 2015.

FORNAZIERO, Célia Cristina et al. O Ensino da Anatomia: Integração do Corpo Humano e Meio Ambiente. Revista Brasileira de Educação Médica. Londrina, 34 (2): 290–297; 2010.

LOPES, Paulo Tadeu Campos; TEIXEIRA, Caroline Nugem. Ensino de Anatomia Humana: comparação entre três métodos de estudo. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 175, Diciembre de 2012.

MACEDO, Kelly Dandara da Silva et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Escola Anna Nery 22(3) 2018.

MARIN, Maria José Sanches et al . Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 34, n. 1, p. 13-20, Mar. 2010.

MARQUES, Lumaira Maria Nascimento da Rocha. As metodologias ativas como estratégias para desenvolver a educação em valores na graduação em enfermagem. Escola Anna Nery 22(3) 2018.

MORAES, Magali Aparecida Alves de; MANZINI, Eduardo José. Concepções sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas: um Estudo de Caso na Famema. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, v.29, nº 1, jan./abr.2005, 30 (3): 125 – 135; 2006.

MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.

OLIVEIRA, Neilton Araújo et al. Mudanças Curriculares no Ensino Médico Brasileiro: um Debate Crucial no Contexto do Promed. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 32 (3): 333–346; 2008.

RIBEIRO JUNIOR, Howard Lopes et al. Uso de bases de dados didáticas para o ensino de anatomia no Brasil: uma revisão bibliográfica. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, Año 21, Nº 225, Febrero de 2017.

SIQUEIRA NETO, Euclides Gomes Barbo; FERREIRA, Jussara Rocha. O Ensino da Anatomia Humana no Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás – Avaliação e Perspectivas. Aqr. Ciênc. Saúde Unipar. Goiânia, 5(1): jan/abr., 2001.

YAMADA, Roberto Shigueyasu et al. Percepção inicial da metodologia ativa no ensino em anatomia geral no curso de medicina pelos discentes. II Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas – II CONAPE Francisco Beltrão/PR, 02, 03 e 04 de outubro de 2013.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Valadão Bittar, R., dos Reis Neto, J. A., & Tenório de Albuquerque Filho, E. (2019). ESTUDO AVALIATIVO & COMPARATIVO DA APLICABILIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS (PBL) NO APRENDIZADO DE ANATOMIA HUMANA NOS CURSOS SUPERIORES DAS ÁREAS DE SAÚDE. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 5(2), 41. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/5725

Edição

Seção

Artigos