O TRABALHO NOTURNO E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE DO ENFERMEIRO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Gabriela Alynne Silva Luna UNIT/AL
  • Isabele Monique Brandão Lima UNIT/AL
  • Thayse Swellen Albuquerque dos Passos UNIT/AL
  • Ana Paula Rebelo Aquino Rodrigues UNIT/AL

Palavras-chave:

Trabalho noturno. Saúde do trabalhador. Enfermagem.

Resumo

O presente estudo aborda as consequências positivas e negativas do trabalho noturno na saúde do enfermeiro. Trabalho noturno é aquele realizado no período da noite, onde o enfermeiro atua desenvolvendo suas atividades assistenciais e gerenciais. Teve por objetivo descrever as consequências do trabalho noturno na saúde do enfermeiro. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva. Foi realizada a busca de artigos em bases de dados como BVS, SCIELO (Scientific Library Online), LILACS, Google acadêmico e Revistas de Enfermagem nos meses de julho a agosto do ano de 2014, conforme critérios de inclusão e exclusão. Percebe-se que a prática do trabalho noturno acarreta pontos positivos e negativos na vida do enfermeiro. A prevalência maior é em relação aos pontos negativos, mostrando que o trabalho noturno está gerando consequências negativas na vida profissional e pessoal destes trabalhadores, o que pode influenciar na assistência prestada. Porém, consequências positivas, também, foram evidenciadas, como a possibilidade do enfermeiro ter outros empregos, melhores condições de salários e por ser um horário com pouca supervisão. Conclui-se que como o trabalho noturno é parte da profissão de enfermagem, apesar de causar problemas na saúde do profissional enfermeiro, é essencial que seja desenvolvido, pois a assistência, o serviço e o trabalho são contínuos, porém é fundamental que sejam aplicadas estratégias que possibilitem a redução das consequências na saúde do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERALDO, J.F. As consequências do trabalho noturno para o enfermeiro. UNICAMPS. 2014.

CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO(CLT). DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943. Disponível em: http://www.stj.pt/ficheiros/fpstjptlp/brasil_leistrabalho.pdf. Acesso em: 20/11/2014.

GIRONDI, J.B.R; GELBCKE, F.L. Percepção do enfermeiro sobre os efeitos do trabalho noturno em sua vida.Enfermagem em Foco 2011; 2(3):191-194.

LISBOA, M.T.L; et al. O trabalho noturno e suas repercussões na saúde do trabalhador de enfermagem. Rev. Enferm.UERJ, Rio de Janeiro, 2010 jul/set;18(3): 478-83.

MARTINO, M.M.F; ZARPELAO, R.Z.N. A qualidade do sono e os trabalhadores de turno: revisão integrativa.Ver enferm UFPE online., Recife, 8(6):1782-90, jun., 2014.

MEDEIROS, S.M; et al. Privação do sono: segurança e saúde dos trabalhadores de enfermagem do turno noturno. 2014.

MORESI, E. Metodologia da Pesquisa. Universidade católica de Brasília – UCBpró-reitoria de pós-graduação – PRPGprograma de pós-graduação stricto sensu em gestãodo conhecimento e tecnologia da informação. Brasília – DF, Mar 2003.

SANTOS, V. O que é e como fazer “revisão da literatura” na pesquisa teológica.FIDES REFORMATA XVII, Nº 1 (2012): 89-104.

SANTOS, C.P; SILVA, L.M; BRASILEIRO, M.E. Alterações biopsicossociais relacionadas ao trabalho noturno. Revista Eletrônica de Enfermagem do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição [serial on-line] 2012 jan-jul 1(1) 1-15. Disponível em :<http://www.ceen.com.br/revistaeletronica>. Acesso em: 30/09/2014.

SELEGHIM, M.R; et al. Sintomas de estresse em trabalhadoras de enfermagem de uma unidade de pronto Socorro.Rev Gaúcha Enferm.2012;33(3) :165-173.

SILVA, A.A;ROTENBERG, L;FISCHER, F.M. Jornadas de trabalho na enfermagem: entre necessidades individuais e condições de trabalho.Rev Saúde Pública 2011;45(6):1117-26.

SILVA, R.M et al. Trabalho noturno e a repercussão na saúde dos enfermeiros.Esc Anna Nery (impr.) 2011 abr-jun; 15 (2):270-276.

SILVA, J.F.C. Estresse ocupacional e suas principais causas e consequências. Universidade Cândido Mendes. Instituto a vez do mestre, 2010.

VEIGA, K.C.G; FERNANDES, J.D;PAIVA, M.S. Estudo estrutural das representações sociais do trabalho noturno das enfermeiras. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2011 Out-Dez; 20(4): 682-90.

VERSA, G.L.G.S; et al. Estresse ocupacional: avaliação de enfermeiros intensivistas que atuam no período noturno. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS) 2012 jun;33(2): 78-85.

Downloads

Publicado

2015-05-26

Como Citar

Silva Luna, G. A., Brandão Lima, I. M., Albuquerque dos Passos, T. S., & Rodrigues, A. P. R. A. (2015). O TRABALHO NOTURNO E AS CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE DO ENFERMEIRO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 2(3), 81–90. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/2074

Edição

Seção

Artigos