Automedicação em acadêmicos de enfermagem em uma instituição de ensino superior de Maceió

Autores

  • Shirley Nayara Souza Centro Universitário Tiradentes
  • Cristiano ribeiro de Lima Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

automedicação, estudantes, ensino superior.

Resumo

Introdução: A automedicação consiste em ato de um indivíduo adquirir e fazer uso de um medicamento sem prescrição médica. Essa prática apresenta inúmeros prejuízos. Objetivo: Investigar a prevalência e as características da automedicação entre graduandos do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior (IES) privada de Maceió-AL. Métodos: realizado um estudo epidemiológico descritivo transversal. No qual 43 alunos responderam a um questionário auto aplicado contendo questões diversificadas. Para a análise dos dados foi utilizada estatística descritiva, no software Microsoft Excel. Resultados: dos participantes 93% eram do sexo feminino e 7% do sexo masculino. A prevalência geral da automedicação foi de 93%. Os fatores que levam os acadêmicos da instituição investigada a se automedicarem são principalmente a orientação para esta prática provinda de fontes não relacionadas à área médica e sinais e/ou sintomas relacionados a afecções que causam cefaleias, febre, dores, além da praticidade. Conclusão: A automedicação é um problema presente entre estudantes universitários da área da saúde, o que também foi constatado nos graduandos do curso de enfermagem na IES pesquisada, podendo ocasionar danos à saúde dos mesmos, sendo necessária a realização de ações/atividades que contribuam para o uso racional de medicamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Nayara Souza, Centro Universitário Tiradentes

Graduanda em Enfermagem

Referências

AQUINO, D.S.; BARROS, J.A.; SILVA, M.D. A automedicação e os acadêmicos da área da saúde. Ciência & Saúde Coletiva. v. 15(5): 2533-8, 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 3.916, de 30 de outubro de 1998. Aprova a política Nacional de Medicamentos. Brasília: Diário Oficial da União; 1998. p.2.

CASTELLS, P.A. Efects indesitjables dels medicaments sobre el fetge detectats durante 6 anys amb el sistema de notificación voluntária de reaccions adverses a medicaments: la targeta groca. Barcelona, 1990. [Tese de Doutorado - Faculdad de Medicina - Universitat Autónoma de Barcelona].

GALATO, D.; MADALENA, J.; PEREIRA, G.B. Automedicação em estudantes universitários: a influência da área de formação. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17 (12): 3323-30, 2012.

MASSON, W.; FURTADO, P.L.; LAZARINI, C.A.; CONTERNO, L.O. Automedicação entre acadêmicos do curso de medicina da Faculdade de Medicina de Marília, São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 14(4): 82-9, 2012.

SILVA, J.A.C.; GOMES, A.Z.; OLIVEIRA, J.P.S.; SASAKI, Y.A.; MAIA, B.T.B.; ABREU, B.M. Prevalência de automedicação e os fatores associados entre os usuários de um Centro de Saúde Universitário. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, v. 11(1): 27-30, 2013.

SOUSA FAEF. Dor: o quinto sinal vital. Rev Latinoam Enferm.2002 [acesso 25 jan 2017];10(3). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692002000300020&script=sci_arttext&tlng=

WHO.The role of the pharmacist in self-care and self-medication.Report of the 4th WHO Consultive Group on the role of the pharmacist.Netherlands: World Health Organization (WHO); 1998

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Souza, S. N., & de Lima, C. ribeiro. (2019). Automedicação em acadêmicos de enfermagem em uma instituição de ensino superior de Maceió. Caderno De Graduação - Ciências Biológicas E Da Saúde - UNIT - ALAGOAS, 5(2), 61. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/5815

Edição

Seção

Artigos