DIREITOS HUMANOS E GERONTOLOGIA: BREVES REFLEXÕES SOBRE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES PARA O ENVELHECIMENTO DIGNO

Autores

  • Adriana Machado Saldiba de Lima Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima
  • José Maria Montiel Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima
  • Dante Ogassavara Universidade São Judas Tadeu
  • Bibiana Graeff Universidade de São Paulo EACH/USP
  • Thais da Silva Ferreira Universidade São Judas Tadeu
  • Jeniffer Ferreira Costa Universidade São Judas Tadeu

Resumo

O envelhecimento populacional permeia demandas de investigação, intervenção e adaptação focadas na pessoa idosa nas mais diversas áreas, pois a característica de alteração multidimensional demanda uma visão integrada sobre a pessoa humana, não apenas no âmbito da seguridade biológica e psicológica, mas também na seguridade de direitos e dignidade humana. A partir de tais premissas, faz-se necessário refletir sobre os aspectos interdisciplinares no tocante às facetas da dignidade humana, especificamente para a população idosa, proposta neste ensaio. Inicialmente, discute-se o que se conceitua como “velhice” para além de questões cronológicas, em um determinado recorte cultural e social. Nota-se a pluralidade e dificuldade dessa questão com a demanda de um tratado universal sobre a temática. Aponta-se a pessoa idosa como um indivíduo dinâmico que pode sofrer influência negativa do contexto de atribuição social quando esta é negativa. Além disso, reforça-se a necessidade de atenção interdisciplinar a essa população. O Direito, como disciplina, ciência e intervenção social para a pessoa idosa, visa a ser reverberado no contexto social como um mecanismo protetivo, de seguridade e de garantia de direitos humanos. No entanto, notam-se problemáticas quanto à efetivação de leis e diretrizes existentes, bem como à necessidade de atualização profissional sobre a gerontologia e o conhecimento geral sobre a interdisciplinaridade no tocante ao envelhecimento, a fim de fortalecer o progresso social no sentido do respeito da dignidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Machado Saldiba de Lima, Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima

Nutricionista. Doutora em Ciências pelo programa de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu. Pesquisadora do Instituto Anima e pesquisadora Assistente do Laboratório de Lípides (LIM-10) da FMUSP, São Paulo, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Bibiana Graeff, Universidade de São Paulo EACH/USP

Jurista, Professora Doutora dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH/USP.

Thais da Silva Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu.

Jeniffer Ferreira Costa, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Machado Saldiba de Lima, A., Maria Montiel, J., Ogassavara, D. ., Graeff, B., da Silva Ferreira, T., & Ferreira Costa, J. (2024). DIREITOS HUMANOS E GERONTOLOGIA: BREVES REFLEXÕES SOBRE DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES PARA O ENVELHECIMENTO DIGNO. Interfaces Científicas - Direito, 9(3), 52–63. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/direito/article/view/11832

Edição

Seção

Artigos