História da educação dos surdos em Aracaju: Ninota Garcia

Autores

  • Daniella de Jesus Lima Universidade Tiradentes
  • Luciane Cristina da Silva Universidade Tiradentes
  • Daniele Rosendo dos Santos Universidade Tiradentes
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento

Palavras-chave:

Educação de surdos, Centro de Reabilitação, Ninota Garcia

Resumo

O artigo a seguir aborda a inclusão de pessoas surdas na educação e como se deu esse processo no município de Aracaju, inserindo como disciplina curricular Libras (Língua Brasileira de Sinais). Com isso, têm-se como objetivos: descrever como funcionava a educação dos surdos dentro do Ninota Garcia, bem como identificar a importância desse centro nessa área da educação em Aracaju, e também relacionar as dificuldades e os problemas enfrentados pelo Ninota Garcia. Para elucidar reflexões acerca disso, foi feita uma pesquisa bibliográfica tomando como base o tema em questão. Além disso, fizemos uma pesquisa sobre o Decreto n° 5.626, de dezembro de 2005. Regulamento da Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Em Aracaju, não existia uma escola voltada para pessoas com necessidades especiais, até a década de 1950, quando então foi instituída a escola para cegos, que funcionou no Serviço de Assistência a Mendicância (SAME). Depois da desativação dessa escola os cegos ficaram sem atendimento até a fundação do Centro de Reabilitação Ninota Garcia. Fundado em 1962, o Ninota Garcia funcionou como escola para surdos, cegos, deficientes mentais e motores. O Centro de Reabilitação foi o pioneiro na educação especial no estado de Sergipe e o terceiro no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella de Jesus Lima, Universidade Tiradentes

Graduanda no 6º período do curso de Letras Português pela Universidade Tiradentes (UNIT) e pós-graduanda em Linguagem e Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís de França. E-mail: daniellalima90@gmail.com.

Luciane Cristina da Silva, Universidade Tiradentes

Graduanda no 6º período do curso de Letras Português pela Universidade Tiradentes (UNIT). E-mail: lucicristina_silva@yahoo.com.br.

Daniele Rosendo dos Santos, Universidade Tiradentes

Graduanda no 6º período do curso de Letras Português pela Universidade Tiradentes (UNIT). E-mail: danny-rosendo@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Lima, D. de J., da Silva, L. C., dos Santos, D. R., & Nascimento, M. B. da C. (2013). História da educação dos surdos em Aracaju: Ninota Garcia. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 1(3), 175–184. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/770

Edição

Seção

Artigos