História da educação dos surdos em Aracaju: Ninota Garcia
Parole chiave:
Educação de surdos, Centro de Reabilitação, Ninota GarciaAbstract
O artigo a seguir aborda a inclusão de pessoas surdas na educação e como se deu esse processo no município de Aracaju, inserindo como disciplina curricular Libras (Língua Brasileira de Sinais). Com isso, têm-se como objetivos: descrever como funcionava a educação dos surdos dentro do Ninota Garcia, bem como identificar a importância desse centro nessa área da educação em Aracaju, e também relacionar as dificuldades e os problemas enfrentados pelo Ninota Garcia. Para elucidar reflexões acerca disso, foi feita uma pesquisa bibliográfica tomando como base o tema em questão. Além disso, fizemos uma pesquisa sobre o Decreto n° 5.626, de dezembro de 2005. Regulamento da Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Em Aracaju, não existia uma escola voltada para pessoas com necessidades especiais, até a década de 1950, quando então foi instituída a escola para cegos, que funcionou no Serviço de Assistência a Mendicância (SAME). Depois da desativação dessa escola os cegos ficaram sem atendimento até a fundação do Centro de Reabilitação Ninota Garcia. Fundado em 1962, o Ninota Garcia funcionou como escola para surdos, cegos, deficientes mentais e motores. O Centro de Reabilitação foi o pioneiro na educação especial no estado de Sergipe e o terceiro no país.Downloads
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Pubblicato
2013-10-17
Come citare
Lima, D. de J., da Silva, L. C., dos Santos, D. R., & Nascimento, M. B. da C. (2013). História da educação dos surdos em Aracaju: Ninota Garcia. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 1(3), 175–184. Recuperato da https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/770
Fascicolo
Sezione
Artigos