A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO NA PRÁTICA E A FORMAÇÃO JURÍDICA DO ACADÊMICO EM DIREITO

Autores

  • Thiago Passos Tavares Universidade Tiradentes
  • Raira Dias da Silva Universidade Tiradentes
  • Marlton Fontes Mota Universidade Tiradentes

Resumo

Os conflitos sociais expressam as mudanças comportamentais de uma sociedade em constante transformação. A percepção sobre a importância da resolução desses conflitos impulsiona a necessidade de ressignificação do papel do poder judiciário no processo de pacificação social, como objetivo da jurisdição. A Mediação e a Conciliação judiciais passam a exercer a instrumentalização necessária à inserção de uma cultura jurídica que propicie o consenso. Nesse cenário ressignificação na solução de conflitos, questiona-se qual deverá ser o papel dos cursos de direito para promover as práticas acadêmicas que potencializem a formação jurídica para uma cultura do consenso? A pesquisa busca evidenciar os preceitos insertos na legislação pátria sobre a formação jurídica do acadêmico em direito para a resolução de conflitos através da mediação e conciliação. Nesse contexto, a proposta traz como objetivo específico a análise da previsão legal da lei 13.140 e 13.105, ambas de 2015, e do papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a formação de mediadores e conciliadores aprendizes, objeto central do trabalho. Pautada na pesquisa qualitativa, com sedimento no método indutivo e na análise da legislação, decisões dos tribunais brasileiros e na bibliografia referenciada sobre os conceitos elementares da prática da mediação e conciliação, alcançou-se resultados promissores, decorrentes das práticas da mediação e conciliação nos cursos de direito. É conclusivo o fato de que para a mudança de uma cultura jurídica pautada no conflito, modelo praticado nos tribunais brasileiros e que é objeto central na formação do bacharel em direito, as práticas acadêmicas deverão ser direcionadas à solução de conflitos na sociedade através dos meios mais humanizados para realizar a composição, quais sejam, a mediação e a conciliação jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Passos Tavares, Universidade Tiradentes

Mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes. Especialista em Direito Público pela Estácio de Sá. Bacharel em Direito da Univeridade Tiradentes.  Pós-Graduado em Administração Pública Municipal da Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio de Sá - FASE. Graduado em Gestão Pública pela Unit. Atualmente trabalha como Coordenador do Curso de Administração na Diretoria de Educação à Distância do Instituto Federal de Sergipe.

Raira Dias da Silva, Universidade Tiradentes

Acadêmica de Direito pela Universidade Tiradentes – UNIT.

Marlton Fontes Mota, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes – UNIT.

Downloads

Publicado

2022-04-27

Como Citar

Tavares, T. P., Dias da Silva, R., & Fontes Mota, M. (2022). A CONCILIAÇÃO E A MEDIAÇÃO NA PRÁTICA E A FORMAÇÃO JURÍDICA DO ACADÊMICO EM DIREITO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 7(2), 122. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/10385

Edição

Seção

Artigos