UMA ANÁLISE LEGISLATIVA DA ADOÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Acácia Gardênia Santos Lelis Unit
  • Jéssika Oliveira Batista de Queiroz

Resumo

O instituto da adoção é o um ato de vontade, onde alguém é assumido como filho, por um sujeito ou sujeitos, os quais não são seus pais biológicos. Para sua ocorrência, imprescindível o preeenchimento de alguns requisitos que atendam o melhor interess do adotando. Com o surgimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Constituição Federal de 1988, visando à proteção integral dos infantes e sua prioridade absoluta, inicia uma nova perspectiva em face da adoção e esses passam a ser considerados como sujeitos detentores de todos os direitos e pela sua vulnerabilidade, com a necessidade da atuação conjunta do Estado, da família e da sociedade. Não se pode deixar de mencionar ainda que esta vem adotando uma maior simplificação em prol da necessidade de medidas em face dessas crianças e adolescentes em situação de abrigo, de modo à inclusive, evitar situações de irregularidades. Sendo o presente trabalho considerado de suma importância, uma vez que busca se compreender como o sistema de adoção brasileiro vem funcionando, os seus avanços e principalmente a legislação vigente, ao tempo em que conscientiza que a sociedade como um todo, é responsável pelas crianças e adolescentes, diante dos dizeres constitucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Acácia Gardênia Santos Lelis, Unit

Advogada. Mestre em Direito pela PUC/PR. Especialista em Direito Processual pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professora do Curso de Direito e de Serviço Social da Universidade Tiradentes – UNIT/SE. Associada do Instituto Brasileiro de Direito de Família-IBDFAM. E-mail: aglelis@infonet.com.br.

Downloads

Publicado

2021-10-19

Como Citar

Santos Lelis, A. G., & Oliveira Batista de Queiroz, J. . (2021). UMA ANÁLISE LEGISLATIVA DA ADOÇÃO NO BRASIL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 7(1), 146–159. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/10200

Edição

Seção

Artigos