Privação dos Direitos Humanos na ditadura militar brasileira: o papel da Comissão Nacional da Verdade e o resgate da identidade dos presos políticos.

Autores

  • Stephanie Montargil Universidade Tiradentes
  • Alexsandra Oliveira Universidade Tiradentes
  • Carolina Porto Universidade Tiradentes
  • Isa Lauren Santos Universidade Tiradentes
  • Isabela Nascimento Universidade Tiradentes
  • Janaina Hurst Universidade Tiradentes
  • Larissa Soares Universidade Tiradentes
  • Leticia Nunes Universidade Tiradentes
  • Raquel Rocha

Palavras-chave:

Comissão Nacional da Verdade. Direitos humanos. Ditadura militar. Presos políticos.

Resumo

Este artigo trata sobre a ditadura militar e o papel da Comissão Nacional da Verdade (CNV) no Brasil, que surge, principalmente, para recuperar a memória e a identidade das vítimas durante esse período. Para tanto, é necessário entender como se deu a implantação e o desenvolvimento dessa Comissão, assim como se faz necessário relatar os acontecimentos que a precedem e a conclusão de seus trabalhos. O golpe militar de 1964 e a deposição do então presidente João Goulart foram os pontos de partida para a perda da liberdade de expressão e para o estabelecimento de um governo marcado pelo autoritarismo, abolição dos direitos constitucionais, censura prévia, prisão e tortura aos opositores. Houve uma transformação nos âmbitos jurídicos, políticos e sociais durante o regime de exceção. Muitos detalhes dessas violações precisavam ser esclarecidos, por isso foi instituída a Comissão Nacional da Verdade no Brasil com o propósito de saber o que aconteceu, concedendo o direito das vítimas e da sociedade de resposta, junto a necessidade de aperfeiçoar o funcionamento das instituições públicas e o claro objetivo de não repetição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Montargil, S., Oliveira, A., Porto, C., Santos, I. L., Nascimento, I., Hurst, J., … Rocha, R. (2016). Privação dos Direitos Humanos na ditadura militar brasileira: o papel da Comissão Nacional da Verdade e o resgate da identidade dos presos políticos. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 3(3), 87. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/2795

Edição

Seção

Artigos