As abordagens das correntes de pensamento geográfico para o ensino de geografia

Autores

  • Jose Adailton Barroso Silva
  • Auro Jesus Rodrigues
  • Rita Cássia Amorim Barroso
  • José Daniel Vieira

Palavras-chave:

Correntes de pensamento. Ensino. Geografia.

Resumo

A partir da metade do séc. XX surgem movimentos de renovações da Geografia. Esses movimentos ou correntes não possuem uma unidade, mais abordagens opostas. Tal fato decorre da diversidade de métodos de interpretação e posicionamentos políticos, ideológicos e filosóficos dos autores que compõe as correntes. Essa renovação vai provocar a reflexão dos geógrafos sobre a natureza da Geografia, a reformulação dos seus fundamentos científicos e filosóficos e a busca de novos caminhos para a mesma. Assim sendo, o presente trabalho consiste num estudo sobre as abordagens das correntes de pensamento geográfico para o ensino de geografia. Elaborado através de uma pesquisa bibliográfica por membros do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação, História e Memória(UNIT).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Adailton Barroso Silva

Doutorando em Geografia pela UFS (Universidade Federal de Sergipe) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. É graduado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e especialista em Formação Socioeconômica do Brasil pela Universidade Salgado Oliveira (Universo). Atualmente é coordenador do curso de Geografia da Universidade Tiradentes. É professor da Universidade Tiradentes onde ministra as disciplinas Geografia Econômica e Geografia Política. Foi presidente do colegiado e do Núcleo docente estruturante (NDE) do curso de Geografia. É também professor do Núcleo de Educação a Distância (Nead) onde ministra a disciplina online Metodologia Científica. Professor da Rede pública estadual de ensino onde exerceu a função de coordenador pedagógico do programa Um computador por aluno (Prouca) na Escola Estadual Prof. José Franklin.

Downloads

Publicado

2014-10-27

Como Citar

Silva, J. A. B., Rodrigues, A. J., Barroso, R. C. A., & Vieira, J. D. (2014). As abordagens das correntes de pensamento geográfico para o ensino de geografia. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(2), 209–220. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1724

Edição

Seção

Artigos