CONSTITUCIONALISMO, COLONIALISMO E DIREITOS HUMANOS: UMA LUTA POR INCLUSÃO E JUSTIÇA SOCIAL

Autores

  • Thiago Passos Tavares Universidade Tiradentes
  • Aroldo Pinto Siqueira Júnior Universidade Tiradentes
  • Lilian Jordeline Ferreira de Melo Universidade Tiradentes
  • Marlton Fontes Mota Universidade Tiradentes

Resumo

O objetivo da pesquisa é demonstrar a importância da inclusão na construção das lutas sociais brasileiras. Destarte, utilizou-se uma leitura crítica do constitucionalismo e dos direitos humano, com o intuito de abordar fenômenos e especificidades jurídicas e peculiares da cultura brasileira. Diante disto, surge a indagação central do presente estudo: Qual a contribuição da inclusão para efetivação dos direitos humanos inclusivos no Brasil? A metodologia da pesquisa é qualitativa e bibliográfica ao buscar fontes na doutrina jurídica relacionada com o tema e quantitativa e o método empregado é, essencialmente, o dedutivo. Pesquisar direitos humanos deve ir além das concepções tradicionais convencionadas em leis e tratados, é razoável examinar cada cultura de acordo com suas especificidades. Desse modo, justifica-se o estudo por abordar o constitucionalismo e os direitos humanos em uma perspectiva crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Passos Tavares, Universidade Tiradentes

Mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes. Especialista em Direito Público pela Estácio de Sá. Bacharel em Direito da Univeridade Tiradentes.  Pós-Graduado em Administração Pública Municipal da Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio de Sá - FASE. Graduado em Gestão Pública pela Unit. Atualmente trabalha como Coordenador do Curso de Administração na Diretoria de Educação à Distância do Instituto Federal de Sergipe.

Aroldo Pinto Siqueira Júnior, Universidade Tiradentes

Graduando em Direito pela Universidade Tiradentes.

Marlton Fontes Mota, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Tavares, T. P., Pinto Siqueira Júnior, A. ., Ferreira de Melo, L. J., & Fontes Mota, M. (2022). CONSTITUCIONALISMO, COLONIALISMO E DIREITOS HUMANOS: UMA LUTA POR INCLUSÃO E JUSTIÇA SOCIAL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 7(3), 11. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/10553

Edição

Seção

Artigos