UM ESTUDO SOBRE ABORDAGENS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR FERNANDO C. CAPOVILLA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS

Autores

  • Bárbara Passos Santos Universidade Tiradentes
  • Laura Pimentel de Barros Dias Universidade Tiradentes
  • Kathia Cilene Santos Nascimento Universidade Tiradentes.

Palavras-chave:

Alfabetização, Surdos, Bilinguismo, Libras, Português.

Resumo

RESUMO O presente artigo tem como objetivo identificar os déficits encontrados na alfabetização de crianças surdas, tanto na didática utilizada na escola comum, quanto nas dificuldades naturais que os alunos surdos encontram ao se depararem com a língua portuguesa escrita. Também se ocupará de analisar formas de sanar esses déficits através de abordagens propostas pelo neuropsicolinguista Fernando C. Capovilla. Dessa forma, realizou-se um apanhado da história educacional do aluno surdo até a análise das estruturas da língua portuguesa e da língua de sinais. Para tal, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica descritiva. Conceitos como bilinguismo, fonética, leitura orofacial, e aspectos visuais da fala apresentados por autores como Capovilla (2000), Hansen (1990), Sacks (1990), Lacerda (1998), Ramos (2004), Bolovon (2011) e Frith (1990) foram abordados. Conclui-se que a libras é ferramentas fundamental para a boa compreensão da língua portuguesa escrita pelo aluno surdo, onde o mesmo pode se apoiar, já que não possui acesso ao som da fala. Reconhecendo e respeitando a Libras como língua materna do aluno, garante-se ao mesmo a cidadania e o pleno exercício das suas capacitações como indivíduo. A Libras como instrumento metalinguístico na apreensão do código alfabético português, favorece também, a formação dos surdos ampliando a possibilidade de desenvolvimento da compreensão dos aspectos sensoriais da fala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Passos Santos, Universidade Tiradentes

Graduação em Pedagogia pela Universidade Tiradentes

Laura Pimentel de Barros Dias, Universidade Tiradentes

Graduação em Pedagogia pela Universidade Tiradentes. Atualmente trabalha como autônoma, atendendo crianças em domicílio.

Kathia Cilene Santos Nascimento, Universidade Tiradentes.

Graduada em Letras Português (unit), Esp. em Libras (Pio Décimo), Esp. em Linguística (Gama Filho), Aluna regular do Curso de Aluna de Mestrado da Universidade Tiradentes - Unit.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

Santos, B. P., de Barros Dias, L. P., & Santos Nascimento, K. C. (2017). UM ESTUDO SOBRE ABORDAGENS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR FERNANDO C. CAPOVILLA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 4(2), 139. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/4543

Edição

Seção

Artigos