UM ESTUDO SOBRE ABORDAGENS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR FERNANDO C. CAPOVILLA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS
Paraules clau:
Alfabetização, Surdos, Bilinguismo, Libras, Português.Resum
RESUMO O presente artigo tem como objetivo identificar os déficits encontrados na alfabetização de crianças surdas, tanto na didática utilizada na escola comum, quanto nas dificuldades naturais que os alunos surdos encontram ao se depararem com a língua portuguesa escrita. Também se ocupará de analisar formas de sanar esses déficits através de abordagens propostas pelo neuropsicolinguista Fernando C. Capovilla. Dessa forma, realizou-se um apanhado da história educacional do aluno surdo até a análise das estruturas da língua portuguesa e da língua de sinais. Para tal, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica descritiva. Conceitos como bilinguismo, fonética, leitura orofacial, e aspectos visuais da fala apresentados por autores como Capovilla (2000), Hansen (1990), Sacks (1990), Lacerda (1998), Ramos (2004), Bolovon (2011) e Frith (1990) foram abordados. Conclui-se que a libras é ferramentas fundamental para a boa compreensão da língua portuguesa escrita pelo aluno surdo, onde o mesmo pode se apoiar, já que não possui acesso ao som da fala. Reconhecendo e respeitando a Libras como língua materna do aluno, garante-se ao mesmo a cidadania e o pleno exercício das suas capacitações como indivíduo. A Libras como instrumento metalinguístico na apreensão do código alfabético português, favorece também, a formação dos surdos ampliando a possibilidade de desenvolvimento da compreensão dos aspectos sensoriais da fala.Descàrregues
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Publicades
2017-10-27
Com citar
Santos, B. P., de Barros Dias, L. P., & Santos Nascimento, K. C. (2017). UM ESTUDO SOBRE ABORDAGENS DIDÁTICAS UTILIZADAS POR FERNANDO C. CAPOVILLA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 4(2), 139. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/4543
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