FANFICTIONS: APLICAÇÃO DA NARRATIVA E DO ROMANCE NO MEIO TRANSMIDIÁTICO

Autores

  • Tainá Oliveira da Cruz Universidade Tiradentes - UNIT
  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes - UNIT.
  • Renata Tavares Benia Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palavras-chave:

Educação. Narrador. Narrativa Transmídia. Transmídia.

Resumo

A educação tem passado por transformações ao longo dos anos devido à era da convergência, que sugere novas formas de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, também colabora com a distração dos alunos que, por estarem envoltos às tecnologias, acabam afastando-se de suas obrigações escolares. A escola assume o papel de investigar soluções para direcionar a atenção dos alunos às aulas, buscando novas formas de ensino, mesclando os aparatos tecnológicos disponibilizados pelas instituições e, também, encontrado com os alunos, como é o caso dos smartphones, com os meios tradicionais. Com isso, o presente artigo parte de pressupostos encontrados em uma pesquisa exploratória, sob natureza bibliográfica, realizada a partir de livros e artigos pertencentes ao tema abordado. O estudo tem como finalidade a proposta reflexiva sobre o uso da narração, do romance e da narrativa transmídia na educação, com um direcionamento para a aplicação das fanfictions no processo educativo, buscando uma forma mais interativa e atrativa para o aprendizado dos alunos e, também, que possa ser utilizada em diferentes disciplinas, escolas e modelos de alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainá Oliveira da Cruz, Universidade Tiradentes - UNIT

Graduanda em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na UNIT/SE. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC e PROVIC pela UNIT/SE. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: tainacrz1@gmail.com.

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes - UNIT.

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Pós-doutorado em Educação – UERJ. É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: crismporto@gmail.com.

Renata Tavares Benia, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduanda em Letras Português Espanhol na Universidade Federal de Sergipe - UFS. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes – Unit (2015). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/COPES na Universidade Federal de Sergipe - UFS. Membro do Grupo de Pesquisas Poéticas Fotográficas (UFOP, UFS, UFBA/CNPq) e da RedeGrafo - Rede Integrada de Pesquisa sobre Teorias e Análise da Fotografia. E-mail: renatabenia@gmail.com.

Downloads

Publicado

2018-04-20

Como Citar

da Cruz, T. O., Porto, C. de M., & Benia, R. T. (2018). FANFICTIONS: APLICAÇÃO DA NARRATIVA E DO ROMANCE NO MEIO TRANSMIDIÁTICO. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 4(3), 187. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/5119

Edição

Seção

Artigos