O despertar da inteireza do ser: incompletude, inacabamento e permanente vir-a-ser

Autor/innen

  • Marilene Batista Nascimento Universidade Tiradentes
  • Carlos Alberto Santos Oliveira
  • Alan Bruno Silva Vasconcelos

Schlagworte:

Inteireza do ser. Autoconsciência. autoformação.

Abstract

O presente estudo tem como objetivo discutir sobre o despertar da inteireza do ser a partir do pressuposto de que para desenvolver maior autoconsciência faz-se necessário priorizar a elevação da inteligência espiritual. Isso significa descobrir o sentido de integridade, dedicando um pouco de trabalho mental e espiritual para analisar as várias possibilidades da vida, inclusive no contexto do trabalho docente. Esta pesquisa teórica, de caráter descritivo bibliográfico, tem base teórica nos argumentos de Catanante (2000) acerca da gestão do ser integral. Concluiu-se que se faz necessário refletir com mais veemência acerca do indivíduo como um ser incompleto, inacabado e no permanente vir-a-ser, possibilitando uma autonomia profissional para (re)criar a profissão docente pela (auto)formação e ressignificação do ser integral.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Marilene Batista Nascimento, Universidade Tiradentes

Doutoranda pelo curso de Doutorado Interinstitucional em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2012). Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2011), possui pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pela FANESE (2004) e graduação em Pedagogia pela Pio Décimo (2001) com habilitação em Orientação Educacional. Atua como professora da Universidade Tiradentes (Unit).

Veröffentlicht

2014-10-27

Zitationsvorschlag

Nascimento, M. B., Oliveira, C. A. S., & Vasconcelos, A. B. S. (2014). O despertar da inteireza do ser: incompletude, inacabamento e permanente vir-a-ser. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(2), 183–195. Abgerufen von https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/1697

Ausgabe

Rubrik

Artigos