PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DO NOVO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO: AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO E SUAS ESPCIFICIDADES

Autores

  • Thiago Passos Tavares Universidade Tiradentes
  • Karine Caitano Fontes Universidade Tiradentes
  • Marlton Fontes Mota Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Ensino Jurídico, Processo Civil, Procedimentos especiais, Consignação,

Resumo

Em regra, o legislador cria procedimentos especiais na medida em que haja alguma peculiaridade no direito material que justifique ou imponha a criação de um rito diferenciado, permitindo assim uma tutela adequada para o direito em debate. Na ação de consignação em pagamento, a particularidade é o fato de existir uma situação atípica, do ponto de vista do direito material, que é o devedor pretendendo obrigar o credor a permitir o cumprimento da obrigação. O objetivo principal que circula esta pesquisa é o distinguir os principais aspectos do procedimento especial da ação de consignação em pagamento evidenciados no atual Código de Processo Civil brasileiro. Para tanto, este estudo parte do seguinte questionamento: quais são as peculiaridades da ação de consignação em pagamento? Por que ela é obedece a um rito especial no Código de Processo Civil? Justifica-se este estudo, por sua relevância na prática dos profissionais do direito, visto que, os supracitados procedimentos são instrumentos essenciais e para o dia a dia dos administradores da justiça. A metodologia ora utilizada no estudo, quanto à modalidade de pesquisa foi a exploratória e a bibliográfica. O tipo de pesquisa que foi contemplado é o exploratório e o método consagrado fora o dedutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Passos Tavares, Universidade Tiradentes

Mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes. Especialista em Direito Público pela Estácio de Sá. Bacharel em Direito da Univeridade Tiradentes.  Pós-Graduado em Administração Pública Municipal da Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio de Sá - FASE. Graduado em Gestão Pública pela Unit.

Karine Caitano Fontes, Universidade Tiradentes

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes-SE - Campus Farolândia. Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa: Gênero, Direitos Humanos e Diversidade Sexual, inserida sob o diretório do CNPq. Pesquisadora Voluntária de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT. Participante do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias e os Impactos nos Direitos Humanos. Colaboradora do Projeto de Extensão CINEDH - UNIT/SE. Atualmente estagiária da Monteiro Nascimento Advogados.

Marlton Fontes Mota, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação, no Programa de Pós-graduação - Doutorado em Educação da Universidade Tiradentes, orientado pelo PhD Professor Ronaldo Nunes Linhares. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes - SE (2012), possui título de Especialista em Direito Processual Civil - Faculdade Unhyana - BA (2007) e é graduado em Direito pela Universidade Tiradentes em Sergipe (2002). É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes de Sergipe (1992). É professor do Curso de Direito da Universidade Tiradentes - SE, e Professor da Pós graduação em Direito Processual, da Universidade Tiradentes, nas disciplinas Direito Processual Civil (Conhecimento, Procedimentos Especiais, Cautelares e Recursos), Professor da Pós-graduação da Faculdade de Sergipe (FASE-ESTÁCIO), na área de Processo Civil. Assessor da Coordenação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Direito da Universidade Tiradentes. Coordenador de Projetos de Iniciação Científica (Provic-Unit) da Universidade Tiradentes (SE) - 2017-2018. Pesquisador-Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Gênero, Direitos Humanos e Diversidade Sexual" - 2017.

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

Tavares, T. P., Fontes, K. C., & Mota, M. F. (2020). PROCEDIMENTOS ESPECIAIS DO NOVO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO: AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO E SUAS ESPCIFICIDADES. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 6(1), 153. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/7787

Edição

Seção

Artigos