Os direitos fundamentais e o mercado de consumo: direito à alimentação versus mercado alimentício

Autores

  • Jessica de Jesus Almeida Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Direito a alimentação. Direitos e garantias fundamentais. Consumo. Alimentos.

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar o Direito à alimentação, constitucionalmente positivado, em detrimento à comercialização dos produtos de gênero alimentício. É cediço que o mercado (produção, compra e venda) de alimentos encontra-se fortemente marcado por disparidades de ordem econômica, fato que prejudica a distribuição igualitária e, consequentemente, a garantia de uma circunstância vital ao indivíduo. Ao falar em alimentos, devemos pensar mais além do que nos grandes centros e estabelecimentos comerciais, que inventam e reinventam produtos do gênero alimentício, pois, mais que isso, os alimentos são sinônimo de vida. Desse modo, a garantia do fornecimento deles a todos constitui um direito primário, basilar, bem como de natureza essencial. Assim, faz-se imprescindível desassociar a ideia do consumo de alimentos ao lucro propriamente dito. A sociedade necessita enxergar com outros olhos essa temática, reconhecendo-a como, acima de tudo, direito e garantia fundamental de toda e qualquer pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica de Jesus Almeida, Universidade Tiradentes

Jéssica Almeida, estudante de Direito da Universidade Tiradentes. Atualmente, estagiária de Direito no Ministério Público do Estado de Sergipe.

Downloads

Publicado

2015-03-25

Como Citar

Almeida, J. de J. (2015). Os direitos fundamentais e o mercado de consumo: direito à alimentação versus mercado alimentício. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 2(3), 207–213. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/2011

Edição

Seção

Artigos