CULTURA MAKER: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD/UNIT SOBRE A BONECA ABAYOMI NA DISCIPLINA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA

Autors/ores

  • Ivan Rêgo Aragão Universidade Tiradentes - UNIT
  • Eunice Maria Borsseto Universidade Tiradentes

Resum

O presente artigo tem como objeto de estudo a boneca Abayomi. Amuleto de afetividade, memória e proteção, confeccionado por mulheres e crianças, vítimas do processo de mão de obra escrava empreendida pelo Império Português. Produzidas a partir de nós e tranças, em pequenas tiras de tecido preto e colorido, sem expressões de fisionomia, abrangendo assim todas as etnias vindas de África para o Brasil. Nesse contexto, o estudo teve como objetivos principal e específicos: analisar a percepção dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Tiradentes, a partir da produção da boneca abayomi; demonstrar a relevância da aprendizagem significativa pelo uso da metodologia ativa escolhida (Cultura Maker) e identificar os conceitos basiladores da disciplina Cultura Afrobrasileira e Indígena. Foi a partir da metodologia Cultura Maker e pesquisa bibliográfica, que se analisou o contexto da aprendizagem significativa dos depoimentos dos discentes, após elaboração do produto final da atividade. 

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Biografies de l'autor/a

Ivan Rêgo Aragão, Universidade Tiradentes - UNIT

Professor do curso de Pedagogia (UNIT/EaD); Mestre em Cultura e Turismo (UESC); Licenciado em História (UNIT).

Eunice Maria Borsseto, Universidade Tiradentes

Professora do curso de Pedagogia (UNIT/EaD); Especialista em História e Cultura no Brasil (Estácio de Sá); Licenciada em História (UNIT). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7253-3760

Publicades

2023-12-15

Com citar

Aragão, I. R., & Maria Borsseto, E. (2023). CULTURA MAKER: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA EAD/UNIT SOBRE A BONECA ABAYOMI NA DISCIPLINA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 8(2), 153–164. Retrieved from https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/11406

Número

Secció

Artigos