A PRODUÇÃO ACADÊMICA E INTELECTUAL DURANTE A PANDEMIA: INDÍCIOS A PARTIR DA REDE SOCIAL FACEBOOK

evidence from the social network Facebook

Autores

  • Simone Silveira Amorim Universidade Tiradentes-UNIT
  • Ana Paula Oliveira Pereira Universidade Tiradentes
  • Natália Lopes Allievi Universidade Tiradentes

Resumo

A situação pandêmica trouxe como implicação direta a necessidade de investimento na ciência, aumentando sua importância. No entanto, o mesmo não ocorreu na área das ciências humanas, mesmo diante do distanciamento social estabelecido a fim de conter o coronavírus e suas implicações para a sociedade, especialmente na educação. Assim, este artigo tem como objetivo discutir a relevância da educação para a sociedade a partir das postagens de três professores na rede social Facebook. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo a metodologia aplicada a partir do quadro de análise “Sistematizando a percepção da imagem/texto pelo viés do pensamento crítico”, tendo como base a concepção de indivíduo e sociedade, assim como a de saberes docentes. É possível perceber que os docentes, ao publicarem sobre seus saberes e práticas, buscam ir além do compartilhamento de informações e conhecimentos em suas respectivas timelines, pois enquanto educadores em uma rede remota de ensino, priorizam expor o seu trabalho, incentivar diálogos construtivos, questionar quanto a situação em que se encontra o país e reinventar a sua conduta profissional em meio aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e suas variantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes-UNIT

Doutora em Educação (UFS). Docente do PPED/UNIT. Pesquisadora do ITP e Pesquisadora voluntária do Tiradentes Institute/Boston. Integrante do Observatório de Educação Tiradentes e do NEC/UFS. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GEPES/Unit). Realizou pós-doutoramento no College of Education and Human Development (University of Massachutts/Boston – 2017 a 2018). E-mail: amorim_simone@hotmail.com / simone.silveira@souunit.com.br.

Ana Paula Oliveira Pereira, Universidade Tiradentes

Graduada em Letras-Inglês (Unit/SE). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GEPES/Unit). 

Natália Lopes Allievi, Universidade Tiradentes

Graduanda em Letras-Inglês (Unit/SE). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas (GEPES/Unit).

Downloads

Publicado

2022-04-27

Como Citar

Amorim, S. S., Oliveira Pereira, A. P., & Lopes Allievi, N. (2022). A PRODUÇÃO ACADÊMICA E INTELECTUAL DURANTE A PANDEMIA: INDÍCIOS A PARTIR DA REDE SOCIAL FACEBOOK: evidence from the social network Facebook. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - SERGIPE, 7(2), 40. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/10504

Edição

Seção

Artigos