A PRODUÇÃO ACADÊMICA E INTELECTUAL DURANTE A PANDEMIA: INDÍCIOS A PARTIR DA REDE SOCIAL FACEBOOK
evidence from the social network Facebook
Resumo
A situação pandêmica trouxe como implicação direta a necessidade de investimento na ciência, aumentando sua importância. No entanto, o mesmo não ocorreu na área das ciências humanas, mesmo diante do distanciamento social estabelecido a fim de conter o coronavírus e suas implicações para a sociedade, especialmente na educação. Assim, este artigo tem como objetivo discutir a relevância da educação para a sociedade a partir das postagens de três professores na rede social Facebook. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo a metodologia aplicada a partir do quadro de análise “Sistematizando a percepção da imagem/texto pelo viés do pensamento crítico”, tendo como base a concepção de indivíduo e sociedade, assim como a de saberes docentes. É possível perceber que os docentes, ao publicarem sobre seus saberes e práticas, buscam ir além do compartilhamento de informações e conhecimentos em suas respectivas timelines, pois enquanto educadores em uma rede remota de ensino, priorizam expor o seu trabalho, incentivar diálogos construtivos, questionar quanto a situação em que se encontra o país e reinventar a sua conduta profissional em meio aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e suas variantes.