CARUARU – CAPITAL DO FORRÓ: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE FOLKMARKETING DE CORPORAÇÕES MULTINACIONAIS E A MÍDIA TELEVISIVA LOCAL
Resumo
Empresas internacionais há anos se apropriam de uma associação folclórica e rural para
retratar Caruaru por meio de estratégias de folkmarketing durante o São João da cidade,
no Agreste do Estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Essas corporações
buscam atrair a atenção e a simpatia não só da população local, mas de centenas de
milhares de visitantes de todo o país, conquistando assim, consumidores para as suas
mercadorias e serviços. O telejornalismo da Rede Globo veicula há décadas a imagem
do barro, do folclore típico do interior do Nordeste e do forró cantado por Gonzaga,
ajudando a criar um imaginário folk. Criou-se um simulacro. O município é cada vez
mais urbanizado, cercado por universidades, indústrias, verticalização e shopping centers
com redes de fastfood globais. Em seu território vivem cerca de 400 mil habitantes
e a sua influência econômica direta atinge mais de dois milhões de pessoas de quarenta
municípios no seu entorno. É a chamada “Capital do Agreste”. Discutimos as relações
entre as indústrias culturais e o telejornalismo da Rede Globo na construção do referido
imaginário e sinalizamos pistas acerca de como esse imaginário, apropriado por grandes
corporações internacionais, pode aproximá-las do consumidor local.