CARUARU – CAPITAL DO FORRÓ: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE FOLKMARKETING DE CORPORAÇÕES MULTINACIONAIS E A MÍDIA TELEVISIVA LOCAL

Autores/as

  • Pedro Paulo Procópio
  • Maria Érica de Oliveira Lima
  • Dennys Ryan Guilherme Pereira

Resumen

Empresas internacionais há anos se apropriam de uma associação folclórica e rural para

retratar Caruaru por meio de estratégias de folkmarketing durante o São João da cidade,

no Agreste do Estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Essas corporações

buscam atrair a atenção e a simpatia não só da população local, mas de centenas de

milhares de visitantes de todo o país, conquistando assim, consumidores para as suas

mercadorias e serviços. O telejornalismo da Rede Globo veicula há décadas a imagem

do barro, do folclore típico do interior do Nordeste e do forró cantado por Gonzaga,

ajudando a criar um imaginário folk. Criou-se um simulacro. O município é cada vez

mais urbanizado, cercado por universidades, indústrias, verticalização e shopping centers

com redes de fastfood globais. Em seu território vivem cerca de 400 mil habitantes

e a sua influência econômica direta atinge mais de dois milhões de pessoas de quarenta

municípios no seu entorno. É a chamada “Capital do Agreste”. Discutimos as relações

entre as indústrias culturais e o telejornalismo da Rede Globo na construção do referido

imaginário e sinalizamos pistas acerca de como esse imaginário, apropriado por grandes

corporações internacionais, pode aproximá-las do consumidor local.

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Publicado

2015-11-01

Cómo citar

Procópio, P. P., Lima, M. Érica de O., & Pereira, D. R. G. (2015). CARUARU – CAPITAL DO FORRÓ: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE FOLKMARKETING DE CORPORAÇÕES MULTINACIONAIS E A MÍDIA TELEVISIVA LOCAL. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - PERNAMBUCO, 2(2), 87–106. Recuperado a partir de https://periodicos.set.edu.br/unithumanas/article/view/3056

Número

Sección

Artigos