A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Verônica da Costa Farias Graduada em Fonoaudiologia Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduada em Psicopedagogia na Universidade Tirantes.

Palavras-chave:

Consciência fonológica, Alfabetização, Aprendizagem, Psicopedagogia.

Resumo

O presente desenvolveu uma investigação sobre o uso de recursos de consciência fonológica, como proposta de intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização. Em sua fundamentação utilizou o Método Clínico-qualitativo, com as particularidades da clínica Psicopedagógica. Enquanto procedimentos foram realizados quinze atendimentos psicopedagógicos no periodo de janeiro à maio de 2018 assistindo uma criança com diagnóstico clínico de Deficiência Intelectual. Os resultados encontrados apontam que no espaço clínico o uso dos recursos de consciência fonológica, mais especificamente fonêmica e silábica possibilitaram o início da construção da escrita do sujeito. Em sua discussão o artigo aborda considerações teóricas sobre o uso das ferramentas de consciência fonológica e, referente a formação do psicopedagogo enquanto profissional atuante no processo de construção da leitura e da escrita As considerações finais apontam que este artigo é disparador de reflexões sobre o uso das estratégias utilizadas no processo de alfabetização, ressaltanto a necessidade de continuação deste estudo para que novos resultados possam emergir.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Farias, V. da C. (2019). A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(2), 67. Obtido de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/7911

Edição

Secção

Artigos