A formação de professores para o PROUCA na rede municipal de ensino de Aracaju: desafios e perspectivas

Autores

  • Caio Eduardo de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes
  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes - UNIT/SET
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Formação de Professores. Educação. PROUCA. Aracaju.

Resumo

A emergência do uso das tecnologias articulado a educação é um novo paradigma que tem se estabelecido atualmente à realidade educacional brasileira. Nessa perspectiva, com o objetivo de promover a inclusão digital e proporcionar outras ferramentas ao processo de ensino aprendizagem, alguns programas e projetos têm sido criados e incorporados nas escolas, no entanto é preciso analisar de que forma estes projetos tem sido executados e de que forma os profissionais envolvidos estão sendo preparados. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral discutir a formação de professores para o uso das tecnologias educacionais, com foco ao programa Um computador por Aluno (PROUCA). Além disso, tem como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental.

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Biografia do Autor

Caio Eduardo de Jesus Oliveira, Universidade Tiradentes

Licenciatura em geografia pela Universidade Tiradentes (Unit), Membro do Grupo de pesquisas Sociedade, educação, história e memoria- Unit/CNPq. kaioeduardojo@gmail.com

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes - UNIT/SET

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade UFBA. Mestrado em Letras e Linguística UFBA . Atualmente, é professora Titular da Universidade Tiradentes - Unit, atuando como professora do Mestrado em Educação da Instituição. Tem experiência na área multidisciplinar, atua, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Comunicação Empresarial, em nível de graduação e pós-graduação. Dedica-se ao estudo de cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso.Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, comunicação, divulgação científica on-line, cultura e difusão científica, informática, memória, inovação e Internet. Membro efetivo da ABNT no Comitê Brasileiro 14 - Informação e Documentação.

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Educação e Comunicação e Artes pela Universidade de Aveiro/Portugal. Professor Pleno do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade – GECES/Unit/CNPq.

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Publicado

2013-11-28

Como Citar

Oliveira, C. E. de J., Porto, C. de M., & Linhares, R. N. (2013). A formação de professores para o PROUCA na rede municipal de ensino de Aracaju: desafios e perspectivas. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 1(3), 17–24. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/1112

Edição

Seção

Artigos