A formação de professores para o PROUCA na rede municipal de ensino de Aracaju: desafios e perspectivas

Autori

  • Caio Eduardo de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes
  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes - UNIT/SET
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes

Parole chiave:

Formação de Professores. Educação. PROUCA. Aracaju.

Abstract

A emergência do uso das tecnologias articulado a educação é um novo paradigma que tem se estabelecido atualmente à realidade educacional brasileira. Nessa perspectiva, com o objetivo de promover a inclusão digital e proporcionar outras ferramentas ao processo de ensino aprendizagem, alguns programas e projetos têm sido criados e incorporados nas escolas, no entanto é preciso analisar de que forma estes projetos tem sido executados e de que forma os profissionais envolvidos estão sendo preparados. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral discutir a formação de professores para o uso das tecnologias educacionais, com foco ao programa Um computador por Aluno (PROUCA). Além disso, tem como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Caio Eduardo de Jesus Oliveira, Universidade Tiradentes

Licenciatura em geografia pela Universidade Tiradentes (Unit), Membro do Grupo de pesquisas Sociedade, educação, história e memoria- Unit/CNPq. kaioeduardojo@gmail.com

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes - UNIT/SET

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade UFBA. Mestrado em Letras e Linguística UFBA . Atualmente, é professora Titular da Universidade Tiradentes - Unit, atuando como professora do Mestrado em Educação da Instituição. Tem experiência na área multidisciplinar, atua, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Comunicação Empresarial, em nível de graduação e pós-graduação. Dedica-se ao estudo de cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte on-line e impresso.Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, comunicação, divulgação científica on-line, cultura e difusão científica, informática, memória, inovação e Internet. Membro efetivo da ABNT no Comitê Brasileiro 14 - Informação e Documentação.

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Educação e Comunicação e Artes pela Universidade de Aveiro/Portugal. Professor Pleno do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade – GECES/Unit/CNPq.

Pubblicato

2013-11-28

Come citare

Oliveira, C. E. de J., Porto, C. de M., & Linhares, R. N. (2013). A formação de professores para o PROUCA na rede municipal de ensino de Aracaju: desafios e perspectivas. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 1(3), 17–24. Recuperato da https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/1112

Fascicolo

Sezione

Artigos