LETRAMENTO, MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Abstract
O presente artigo constrói uma reflexão com base no consumo de mídia feito por estudantes durante uma oficina de letramento multimidiático como atividade do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (NCT&I EB), Projeto financiado pela CAPES/FAPITEC voltada para jovens estudantes do ensino profissionalizante da Rede Estadual de Ensino de Sergipe. O projeto considera que as práticas de letramento multimidiático pressupõem a inserção dos sujeitos numa realidade de produção e compartilhamento de saberes por meio dos dispositivos da comunicação, algo imprescindível numa sociedade baseada em conhecimento, que demanda a formação de profissionais capacitados para lidar com tecnologia digital. Para o desenvolvimento da oficina foi aplicado questionário com o objetivo de conhecer como esses jovens têm acessado os espaços e dispositivos de mídia para aquisição de conhecimento. As respostas mostram que as mídias audiovisuais e a internet, são as mais utilizadas. O acesso à informação e o entretenimento são os principais motivadores para o consumo das mídias digitais, mas o uso delas para estudo também se configurou como importante, fato que expõe um perfil de estudante em consonância com os novos arranjos sociais preconizados pelo mundo pautado no conhecimento.Downloads
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Pubblicato
2020-06-10
Come citare
Doria, R., Alcantara, C. G., & Linhares, R. N. (2020). LETRAMENTO, MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(3), 115. Recuperato da https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/8910
Fascicolo
Sezione
Artigos
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