LETRAMENTO, MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Autori

  • Rosangela Doria Especialista latu sensu em Língua Portuguesa pela Universidade Tiradentes (2000) – UNIT; Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes – UNIT; Graduada em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes (1992) – UNIT.
  • Caio Guimarães Alcantara Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – UNIT; Doutorando em Educação pela Universidade de Aveiro; Graduado em Comunicação Social - Jornalismo.
  • Ronaldo Nunes Linhares Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) – USP; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996) – UFS; Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (1986) – UFS; Professor Titular do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Tiradentes – UNIT; Professor - Secretaria de Educação do Estado de Sergipe.

Abstract

O presente artigo constrói uma reflexão com base no consumo de mídia feito por estudantes durante uma oficina de letramento multimidiático como atividade do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (NCT&I EB), Projeto financiado pela CAPES/FAPITEC voltada para jovens estudantes do ensino profissionalizante da Rede Estadual de Ensino de Sergipe. O projeto considera que as práticas de letramento multimidiático pressupõem a inserção dos sujeitos numa realidade de produção e compartilhamento de saberes por meio dos dispositivos da comunicação, algo imprescindível numa sociedade baseada em conhecimento, que demanda a formação de profissionais capacitados para lidar com tecnologia digital. Para o desenvolvimento da oficina foi aplicado questionário com o objetivo de conhecer como esses jovens têm acessado os espaços e dispositivos de mídia para aquisição de conhecimento. As respostas mostram que as mídias audiovisuais e a internet, são as mais utilizadas. O acesso à informação e o entretenimento são os principais motivadores para o consumo das mídias digitais, mas o uso delas para estudo também se configurou como importante, fato que expõe um perfil de estudante em consonância com os novos arranjos sociais preconizados pelo mundo pautado no conhecimento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2020-06-10

Come citare

Doria, R., Alcantara, C. G., & Linhares, R. N. (2020). LETRAMENTO, MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(3), 115. Recuperato da https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/8910

Fascicolo

Sezione

Artigos