LETRAMENTO, MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rosangela Doria Especialista latu sensu em Língua Portuguesa pela Universidade Tiradentes (2000) – UNIT; Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes – UNIT; Graduada em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes (1992) – UNIT.
  • Caio Guimarães Alcantara Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – UNIT; Doutorando em Educação pela Universidade de Aveiro; Graduado em Comunicação Social - Jornalismo.
  • Ronaldo Nunes Linhares Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) – USP; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996) – UFS; Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (1986) – UFS; Professor Titular do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Tiradentes – UNIT; Professor - Secretaria de Educação do Estado de Sergipe.

Resumo

O presente artigo constrói uma reflexão com base no consumo de mídia feito por estudantes durante uma oficina de letramento multimidiático como atividade do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (NCT&I EB), Projeto financiado pela CAPES/FAPITEC voltada para jovens estudantes do ensino profissionalizante da Rede Estadual de Ensino de Sergipe. O projeto considera que as práticas de letramento multimidiático pressupõem a inserção dos sujeitos numa realidade de produção e compartilhamento de saberes por meio dos dispositivos da comunicação, algo imprescindível numa sociedade baseada em conhecimento, que demanda a formação de profissionais capacitados para lidar com tecnologia digital. Para o desenvolvimento da oficina foi aplicado questionário com o objetivo de conhecer como esses jovens têm acessado os espaços e dispositivos de mídia para aquisição de conhecimento. As respostas mostram que as mídias audiovisuais e a internet, são as mais utilizadas. O acesso à informação e o entretenimento são os principais motivadores para o consumo das mídias digitais, mas o uso delas para estudo também se configurou como importante, fato que expõe um perfil de estudante em consonância com os novos arranjos sociais preconizados pelo mundo pautado no conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-10

Como Citar

Doria, R., Alcantara, C. G., & Linhares, R. N. (2020). LETRAMENTO, MULTIMEIOS E APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(3), 115. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/8910

Edição

Seção

Artigos