EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESCOLARIZAÇÃO DE/COM SURDOS: OS ENTRELAÇOS DO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • LARISSA MOTA CERQUEIRA uneb

Palavras-chave:

Alunos surdos, Inclusão, Cotidiano escolar, Escolarização.

Resumo

Este artigo discute a escolarização de alunos surdos questionando como a inclusão do estudante surdo altera o cotidiano escolar e impacta as discussões sobre a diferença. Para tanto, o texto apresenta reflexões a partir dos marcos legais inclusivos na educação e das discussões teóricas e conceituais sobre cotidiano escolar com Ferraço (2006) e Alvez; surdez com Skliar (1999 ) e Strobel ( 2009); inclusão com Miranda ( 2006); e Experiências com Larrosa (2002), entre outros, e de dados a partir de levantamento realizado em revisão sistemática utilizando banco de dados de dissertações e teses das Universidades Públicas na Bahia e artigos oriundos do Congresso Baiano de Educação Inclusiva Como metodologia partimos da abordagem qualitativa Gil (2010) se compromete a apresentar resultados embasados na teoria e nos dados obtidos em revisão sistemática e no mapeamento da escolarização de surdos na rede estadual em Conceição do Coité.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LARISSA MOTA CERQUEIRA, uneb

Graduada em História e desde a graduação participo ativamente do grupo de pesquisa e estudos: SERLIBRAS; Fiz pós - graduação em Libras e atualmente participo do FEL grupo de pesquisa da Linha 2 do MPED: Mestrado em Educação e Diversidade

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

CERQUEIRA, L. M. (2020). EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESCOLARIZAÇÃO DE/COM SURDOS: OS ENTRELAÇOS DO COTIDIANO ESCOLAR. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 6(1), 72. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/8687

Edição

Seção

Artigos