NEUROBIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH

  • Gabriela Almeida Ferreira de Araujo
  • Tâmara Regina Reis Sales Universidade Tiradentes
Palavras-chave: Aprendizagem. Jogos. Neurobiologia. TDAH.

Resumo

A presente pesquisa, intitulada Neurobiologia da aprendizagem: A utilização de jogos educativos como auxílio no processo de aprendizagem em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDAH, reúne os estudos da neurobiologia, de jogos e do transtorno apresentado associado à aprendizagem. Assim, tem como objetivos pontuar benefícios da neurobiologia para a aprendizagem; descrever a importância dos jogos educativos para crianças com TDAH e compreender a importância da utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem em crianças com TDAH com enfoque na neurobiologia. A metodologia aplicada neste trabalho foi de natureza básica, do ponto de vista da forma de abordagem da problemática foi a qualitativa e o procedimento técnico utilizado foi a pesquisa documental e bibliográfica. Com as pesquisas realizadas sobre as dificuldades enfrentadas por crianças que possuem o TDAH e os benefícios que os jogos educacionais podem proporcionar como, estimular o desenvolvimento progressivo das habilidades, como a atenção, função executiva afetada pelo TDAH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Almeida Ferreira de Araujo
Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura Plena pela Universidade Tiradentes-UNIT e Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia Institucional pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – FANESE.
Tâmara Regina Reis Sales, Universidade Tiradentes
Doutora em Educação pela Universidade Tiradentes, Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes, Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade São Luís de França. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tiradentes.
Publicado
2020-06-10
Como Citar
Araujo, G. A. F. de, & Sales, T. R. R. (2020). NEUROBIOLOGIA DA APRENDIZAGEM: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH. Ideias E Inovação - Lato Sensu, 5(3), 63. Recuperado de https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/7855
Seção
Artigos