O CARTAZ #ELENÃO COMO ETIQUETA COMUNICACIONAL E DE INSURGÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE AGÊNCIA E MOBILIZAÇÕES EM REDE

Autores

  • Gustavo Souza Santos Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)
  • João Lucas Gomes Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Anete Marília Pereira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p257-270

Palavras-chave:

Mobilização social, Rede, Insurgência, Mídia

Resumo

Em setembro de 2018, o movimento #EleNão se difundiu pelos 27 distritos brasileiros e algumas cidades do exterior em protesto contra a agenda política do então candidato à presidência da República Jair Bolsonaro. Um cartaz de origem digital, amplamente difundido nas redes sociais e em materiais gráficos, com a vocalização "Ele Não" tornou-se a etiqueta de insurgência para a mobilização em rede. A proposta do trabalho foi refletir esta perspectiva considerando a enunciação de vocabulários, palavras de efeito e estéticas políticas nas mobilizações contemporâneas e suas possíveis relações com os sujeitos, sua agência e os espaços de mobilização reticulada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Gustavo Souza Santos, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc)

Doutorando em Desenvolvimento Social e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Docente e coordenador do POP - Grupo de Pesquisa em Imagem, Comunicação e Cultura do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

João Lucas Gomes Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Anete Marília Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Departamento de Geociências e dos programas de pós-graduação em Geografia e em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Publicado

2021-06-28

Como Citar

Santos, G. S., Oliveira, J. L. G., & Pereira, A. M. (2021). O CARTAZ #ELENÃO COMO ETIQUETA COMUNICACIONAL E DE INSURGÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE AGÊNCIA E MOBILIZAÇÕES EM REDE. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 257–270. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p257-270