O CARTAZ #ELENÃO COMO ETIQUETA COMUNICACIONAL E DE INSURGÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE AGÊNCIA E MOBILIZAÇÕES EM REDE
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p257-270Keywords:
Mobilização social, Rede, Insurgência, MídiaAbstract
Em setembro de 2018, o movimento #EleNão se difundiu pelos 27 distritos brasileiros e algumas cidades do exterior em protesto contra a agenda política do então candidato à presidência da República Jair Bolsonaro. Um cartaz de origem digital, amplamente difundido nas redes sociais e em materiais gráficos, com a vocalização "Ele Não" tornou-se a etiqueta de insurgência para a mobilização em rede. A proposta do trabalho foi refletir esta perspectiva considerando a enunciação de vocabulários, palavras de efeito e estéticas políticas nas mobilizações contemporâneas e suas possíveis relações com os sujeitos, sua agência e os espaços de mobilização reticulada.Downloads
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Published
2021-06-28
How to Cite
Santos, G. S., Oliveira, J. L. G., & Pereira, A. M. (2021). O CARTAZ #ELENÃO COMO ETIQUETA COMUNICACIONAL E DE INSURGÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE AGÊNCIA E MOBILIZAÇÕES EM REDE. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(2), 257–270. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2021v9n2p257-270
Issue
Section
Artigos