NARRATIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O PNAIC

Autores

  • Maria Dilma Santos Timóteo Universidade Federal do Ceará - UFC
  • William Timóteo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes - UNIT/SE

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p524-537

Palavras-chave:

Formação Continuada. Alfabetização. Letramento.

Resumo

O presente artigo associa-se à investigação da influência do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na formação continuada dos seus alfabetizadores, trazendo resultados de uma pesquisa realizada junto a estes profissionais, bem como a exploração da leitura e escrita dos estudantes do 1º ao 3º ano e das Salas Multisseriadas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Propriá/SE, tendo como principal objetivo investigar em que medida a formação continuada do Programa contribuiu para as práticas pedagógicas desses professores, bem como a importância da integração do processo de alfabetização e letramento. Trata-se de um estudo de caso, com método de coleta de dados. Sendo assim, tem abordagem quantiqualitativa e busca a socialização de experiências, favorecendo a articulação entre teoria e prática no contexto escolar. Dessa forma, verificou-se que o pacto foi de suma importância para os professores, uma vez que proporcionou uma reflexão mais crítica sobre suas as próprias práticas. Contudo, vislumbra-se que a formação em Propriá/SE foi de grande relevância e, por isso, há a necessidade de aprofundamento de estudos sobre a organização do trabalho pedagógico por meio de projetos, sequências didáticas e jogos. Conclui-se que o processo de formação contribui para a ampliação e aprofundamento, cada vez mais, de estudos teóricos sobre alfabetização e letramento, articulando-os aos estudos acerca de outras disciplinas, de modo a cooperar para avanços nos aspectos relacionados ao ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizou-se de pesquisas que buscaram obter conhecimentos sobre a prática alfabetizadora e a forma de repassar o conteúdo aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Dilma Santos Timóteo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Especialista em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco - UCB. Especialista em Educação e Gestão pela Faculdade Jardins - FAJAR. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Coordenadora de Ensino e Professora da Rede Municipal de Ensino de Propriá/SE.

William Timóteo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

 Mestrando em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR. Especialista em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Especialista em Educação e Gestão e em Gestão Social e Políticas Públicas pela Faculdade Jardins - FAJAR/SE. Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes - UNIT/SE. Integrante do Grupo de Pesquisa “Memória e Educação em Direitos Humanos em Diferentes Contextos” - PUC/PR/CNPq. Advogado

Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, Universidade Tiradentes - UNIT/SE

Doutor em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT/SE (Bolsista PROSUP/CAPES). Estágio doutorado sanduíche na Universidade Aberta de Portugal - UAB/PT (2017). Mestre em Educação (UNIT/SE). Especialista em Tecnologias Educacionais (UNIT/SE). Licenciado em Geografia (UNIT/SE). Vice-líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Tecnologias da informação e Cibercultura - GETIC/UNIT/CNPq. Professor convidado de pós-graduação (lato sensu) da Universidade Tiradentes e da Faculdade Jardins - FAJAR/SE. Autor de obras educacionais.

Downloads

Publicado

2022-11-29

Como Citar

Timóteo, M. D. S., Timóteo, W., & Oliveira, K. E. de J. (2022). NARRATIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O PNAIC. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 524–537. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p524-537

Edição

Seção

Artigos