NARRATIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O PNAIC
DOI:
https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p524-537Keywords:
Formação Continuada. Alfabetização. Letramento.Abstract
O presente artigo associa-se à investigação da influência do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na formação continuada dos seus alfabetizadores, trazendo resultados de uma pesquisa realizada junto a estes profissionais, bem como a exploração da leitura e escrita dos estudantes do 1º ao 3º ano e das Salas Multisseriadas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Propriá/SE, tendo como principal objetivo investigar em que medida a formação continuada do Programa contribuiu para as práticas pedagógicas desses professores, bem como a importância da integração do processo de alfabetização e letramento. Trata-se de um estudo de caso, com método de coleta de dados. Sendo assim, tem abordagem quantiqualitativa e busca a socialização de experiências, favorecendo a articulação entre teoria e prática no contexto escolar. Dessa forma, verificou-se que o pacto foi de suma importância para os professores, uma vez que proporcionou uma reflexão mais crítica sobre suas as próprias práticas. Contudo, vislumbra-se que a formação em Propriá/SE foi de grande relevância e, por isso, há a necessidade de aprofundamento de estudos sobre a organização do trabalho pedagógico por meio de projetos, sequências didáticas e jogos. Conclui-se que o processo de formação contribui para a ampliação e aprofundamento, cada vez mais, de estudos teóricos sobre alfabetização e letramento, articulando-os aos estudos acerca de outras disciplinas, de modo a cooperar para avanços nos aspectos relacionados ao ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizou-se de pesquisas que buscaram obter conhecimentos sobre a prática alfabetizadora e a forma de repassar o conteúdo aos alunos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-11-29
How to Cite
Timóteo, M. D. S., Timóteo, W., & Oliveira, K. E. de J. (2022). NARRATIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O PNAIC. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 9(3), 524–537. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2022v9n3p524-537
Issue
Section
Artigos