MEDIAÇÃO DE CONFLITOS JUDICIAIS REMOTA: UM OLHAR SOBRE O CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Thiago Passos Tavares Universidade Tiradentes
  • Marlton Fontes Mota UNIT
  • Cristiane Porto UNIT

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p78-90

Resumo

Sob a perspectiva de um cenário mundial pandêmico decorrente da Covid-19, que afetou as relações e os comportamentos interpessoais, uma necessária ressignificação do próprio ser humano e da humanidade se fez imprescindível para repensar sobre a solução de conflitos e a atuação do judiciário. Visando responder aos questionamentos: o sistema de mediação judicial pode ser aplicado de forma híbrida, contemplando o virtual e presencial nos tribunais brasileiros? Como a justiça tem adequado os métodos consensuais de solução de disputas diante do atual cenário nacional pós-pandemia? Para tanto, estabeleceu-se como objetivo, o de evidenciar sobre o modelo digital de solução adequada dos conflitos, aplicado às demandas no período de pós-pandemia da Covid-19 e o panorama para a permanência do atendimento, no modelo híbrido na autocomposição de conflitos, envolvendo o presencial e o remoto. Aplicou-se à pesquisa o método qualitativo, de cunho exploratório e indutivo, com base nos referenciais bibliográficos e no pensamento jurisprudencial sobre o tema. Nos resultados alcançados foi possível confirmar que o modelo híbrido (presencial e virtual) aplicado aos métodos adequados de resolução de conflitos atende à expectativa da sociedade conectada, possibilitando a solução de demandas nos moldes praticados durante a pandemia para um cenário pós-pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Thiago Passos Tavares, Universidade Tiradentes

Mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes. Especialista em Direito Público pela Estácio de Sá. Bacharel em Direito da Univeridade Tiradentes.  Pós-Graduado em Administração Pública Municipal da Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio de Sá - FASE. Graduado em Gestão Pública pela Unit. Atualmente trabalha como Coordenador do Curso de Administração na Diretoria de Educação à Distância do Instituto Federal de Sergipe.

Marlton Fontes Mota, UNIT

Doutorando em Educação na Universidade Tiradentes. Professor dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação em Direito da Universidade Tiradentes. Coordenador e Pesquisador em Projetos de Iniciação Científica da UNIT.

Cristiane Porto, UNIT

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2, componente do Comitê Assessor de Divulgação Científica - CNPq. Pós-doutorado em Educação – UERJ. Coordenadora do PROMOB-FAPITEC/CAPES - UNIT/UERJ/UFSC. Professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Líder do GETIC/UNIT/CNPq).

Publicado

2023-04-03

Como Citar

Tavares, T. P., Fontes Mota, M., & Porto, C. (2023). MEDIAÇÃO DE CONFLITOS JUDICIAIS REMOTA: UM OLHAR SOBRE O CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO CONTEMPORÂNEO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 78–90. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p78-90