MEDIAÇÃO DE CONFLITOS JUDICIAIS REMOTA: UM OLHAR SOBRE O CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO CONTEMPORÂNEO

Autores/as

  • Thiago Passos Tavares Universidade Tiradentes
  • Marlton Fontes Mota UNIT
  • Cristiane Porto UNIT

DOI:

https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p78-90

Resumen

Sob a perspectiva de um cenário mundial pandêmico decorrente da Covid-19, que afetou as relações e os comportamentos interpessoais, uma necessária ressignificação do próprio ser humano e da humanidade se fez imprescindível para repensar sobre a solução de conflitos e a atuação do judiciário. Visando responder aos questionamentos: o sistema de mediação judicial pode ser aplicado de forma híbrida, contemplando o virtual e presencial nos tribunais brasileiros? Como a justiça tem adequado os métodos consensuais de solução de disputas diante do atual cenário nacional pós-pandemia? Para tanto, estabeleceu-se como objetivo, o de evidenciar sobre o modelo digital de solução adequada dos conflitos, aplicado às demandas no período de pós-pandemia da Covid-19 e o panorama para a permanência do atendimento, no modelo híbrido na autocomposição de conflitos, envolvendo o presencial e o remoto. Aplicou-se à pesquisa o método qualitativo, de cunho exploratório e indutivo, com base nos referenciais bibliográficos e no pensamento jurisprudencial sobre o tema. Nos resultados alcançados foi possível confirmar que o modelo híbrido (presencial e virtual) aplicado aos métodos adequados de resolução de conflitos atende à expectativa da sociedade conectada, possibilitando a solução de demandas nos moldes praticados durante a pandemia para um cenário pós-pandêmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Passos Tavares, Universidade Tiradentes

Mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes. Especialista em Direito Público pela Estácio de Sá. Bacharel em Direito da Univeridade Tiradentes.  Pós-Graduado em Administração Pública Municipal da Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Estácio de Sá - FASE. Graduado em Gestão Pública pela Unit. Atualmente trabalha como Coordenador do Curso de Administração na Diretoria de Educação à Distância do Instituto Federal de Sergipe.

Marlton Fontes Mota, UNIT

Doutorando em Educação na Universidade Tiradentes. Professor dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação em Direito da Universidade Tiradentes. Coordenador e Pesquisador em Projetos de Iniciação Científica da UNIT.

Cristiane Porto, UNIT

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2, componente do Comitê Assessor de Divulgação Científica - CNPq. Pós-doutorado em Educação – UERJ. Coordenadora do PROMOB-FAPITEC/CAPES - UNIT/UERJ/UFSC. Professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Líder do GETIC/UNIT/CNPq).

Publicado

2023-04-03

Cómo citar

Tavares, T. P., Fontes Mota, M., & Porto, C. (2023). MEDIAÇÃO DE CONFLITOS JUDICIAIS REMOTA: UM OLHAR SOBRE O CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO CONTEMPORÂNEO. Interfaces Científicas - Humanas E Sociais, 10(1), 78–90. https://doi.org/10.17564/2316-3801.2023v10n1p78-90